wms

O que é WMS?

wms

WMS é a sigla para Warehouse Management System ou Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português. O WMS é uma ferramenta para o gerenciamento de estoque, espaço, equipamentos e pessoas. O uso de um bom sistema aumenta a produtividade e diminui o custo em todos os processos de centros de distribuição, desde o recebimento de produtos até sua expedição.

[Download] Saiba mais sobre controle de estoque e armazenagem!

 

WMS: o que ele é capaz de fazer?

O WMS é uma peça fundamental da cadeia de suprimentos. Ele funciona como um banco de dados onde são registrados, imediatamente à medida que acontecem, todas as movimentações dentro do armazém. Para coletar essas informações, podem ser usados diversos mecanismos como códigos de barra e sensores. O sistema tem acesso fácil, por meio de dispositivos móveis e redes locais, o que facilita a comunicação. Dessa forma, algumas rotinas, como as contagens cíclicas, por exemplo, tornam-se muito mais rápidas, simples e precisas, pois o banco de dados é confiável. Veja outros processos que são beneficiados com o uso do WMS:

Recebimento e conferência – os processos são feitos de forma automática e o sistema é atualizado em tempo real. Assim, um gestor localizado em outra unidade, por exemplo, pode ter acesso às informações no momento em que elas acontecem.

Armazenagem e separação – por meio do WMS, as informações de inventário ficam claras. É possível saber quantidades de determinado item, localização e também outras informações como prazo de validade e histórico do produto.

Movimentação – torna-se mais fácil e rápida porque a localização exata pode ser acessada facilmente. Assim, o tempo entre o fechamento de um pedido e a separação para transporte fica muito menor.

Reabastecimento – além de ser fácil receber novos lotes, com o acesso simples às informações, as necessidades de reabastecimento ficam mais claras com o WMS. O gestor pode saber qual produto é vendido com mais facilidade e precisa ser reabastecido mais vezes, qual está parado em estoque, etc.

Expedição – imediatamente após o envio do produto para o cliente, o WMS tem a informação de que a carga está em transporte. A partir de então, é possível monitorar a movimentação e a efetividade da entrega por meio de outras ferramentas como roteirizador e gerenciador de frotas.

Por que devo ter um WMS?

O sistema pode ser a solução para empresas que sofrem pressão para reduzir custos de armazenagem e manter os clientes satisfeitos, mesmo com prazos de entrega agressivos. Para essas empresas, o WMS pode ser a oportunidade de atingir os objetivos com um sistema que traz precisão e inteligência no gerenciamento do armazém.

A implantação de um WMS promove coleta eletrônica de dados e maior segurança com a adoção de visibilidade e rastreabilidade de produtos em tempo real. Também permite a redução de custos operacionais e melhoria nos indicadores de atendimento ao cliente com a padronização dos processos dentro do centro de distribuição. Outra vantagem é a emissão de relatórios, que possibilita a identificação de erros de forma precoce, a fim de corrigi-los antes que se tornem um problema grave.

Ficou com alguma dúvida sobre o que é WMS? Deixe sua pergunta no campo de comentários.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *