wcs

Warehouse control systems (WCS): inovações no setor de WMS à vista?

wcsO WCS, ou sistema de controle de armazéns, surgiu para otimizar o sistema de gerenciamento de armazéns (WMS). Ele direciona em tempo real as atividades, servindo como uma espécie de guia, responsável por manter tudo funcionando. Enquanto o WMS trata de aspectos como recebimento de pedidos, disponibilidade de estoque e geração de documentos, o WCS trabalha para que essas atividades sejam coordenadas e repassadas para a equipe da melhor forma possível.

Um WCS jamais substituirá um WMS, pois é um sistema complementar para otimizar o trabalho. O WCS é eficiente porque comporta o imprevisto. Isso significa que se algo mudar no meio do caminho, o algorítimo do WCS automaticamente saberá quais as alterações precisarão ser feitas para que tudo continue sob controle. Em um sistema WMS simples, alterações no meio do caminho acabam precisando da intervenção humana e podem não ser executadas com tanta precisão quanto se gostaria.

Isso não quer dizer que você não possa ter apenas um sistema WMS na sua empresa. Se você ainda não trabalha com sistemas de gerenciamento de armazéns, é preciso aprender primeiro a lidar com o básico.  Ou seja, não só passar pelo processo de implantação, mas também adequá-lo às necessidades da sua empresa, treinar e adaptar as equipes para o uso. Quando conseguir tirar o máximo proveito do sistema básico, surgirão outras necessidades e aí sim será a hora de investir em otimização.
O que achou do WCS? Investiria em um sistema desses na sua empresa?

Crédito da imagem: falco/CC

call

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *