warehouse management system

Perecíveis: como o warehouse management system ajuda a evitar perdas

warehouse management systemCada vez mais empresas têm descoberto os benefícios dos sistemas de gerenciamento de armazéns, o Warehouse Management System (WMS). É através desse tipo de sistema que é possível ter uma visão geral sobre todos os aspectos do estoque, tais como: quantidade, movimentação, localização, etc. O WMS é recomendado para todos os tipos de produtos, mas quando se trata de perecíveis ele se torna essencial. Isso porque o tempo é um fator primordial para evitar perdas. Produtos perecíveis parados são sinal de prejuízo certo.

Qualquer modificação no fluxo de venda e transporte de um produto perecível precisa ser imediatamente identificada e uma nova ação executada. O Warehouse Management System é essencial porque permite uma visão sistêmica e dá a dimensão da urgência de uma nova ação. Caso um pedido de um perecível seja modificado, por exemplo, é necessário reorganizar todas as próximas etapas da distribuição (documentação, carregamento, transporte, entrega, etc.)

Ter um Warehouse Management System também é importante para organizar o recebimento e acondicionamento de novos produtos. Perecíveis possuem condições bastante restritas de armazenagem, por isso exigem cuidados extras como:

  •         Docas exclusivas e especiais (refrigerados)
  •         Prioridade de desembarque
  •         Rápida conferência
  •         Endereço de armazenagem pré-definido
  •         Controle mais rigoroso com a Data de Validade (FEFO)

Outra alternativa para os perecíveis é encaminhar a carga para o destino sem a necessidade de armazená-la, o Cross Docking. Tal agilidade só é possível também se houver um Warehouse Management System já que ele permite programar para que a carga não seja armazenada, a conferência seja rápida e já remetida para o cliente final. Em qualquer tipo de produto isso é interessante, mas para os perecíveis é ainda melhor porque quanto mais rápido é o processo, melhor a qualidade do produto que chega ao consumidor.
Você já teve problemas com cargas perecíveis? Conte-nos sua experiência nos comentários.

Crédito da imagem: Wikipedia/cc

3 cases de sucesso-02

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *