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Atacadista distribuidor: prepare-se para o varejo multicanal

varejo omnichannelO movimento do varejo multicanal está demandando mais expertise e estrutura nas operações de distribuição para captar, gerenciar e executar pedidos em tempo real. Para entregas com prazos cada vez menores é preciso uma estrutura maior e, inevitavelmente, com apoio de tecnologia da informação. A dependência maior entre distribuidor e varejo moveu os centro de distribuição da antiga posição (como fim do processo ou um simples deposito) para um patamar estratégico dentro da cadeia de compra e venda de produtos.

A tendência do varejo multicanal exigir mais das distribuidoras foi um dos temas do 19th Annual Third-Party Logistics, que analisa o mercado de serviços de logística e transporte terceirizados. O estudo apontou que o relacionamento entre transportadores e empresas logísticas continua crescendo devido ao cenário omnichannel.

De acordo com o relatório, a exigência do imediatismo pela disponibilidade e entrega dos produtos motivou as empresas de varejo a investirem em tecnologia, em recursos para a cadeia de suprimentos e em estratégias de processamento de pedidos que integrem todos os canais de venda. E tem mais. Para 32% dos entrevistados, o atendimento ao cliente foi o principal motivo de investimento no conceito omnichannel. O estudo é baseado em pesquisas com mais de 770 transportadoras e provedoras de serviços de logística da América do Norte, Ásia e América Latina. Ainda segundo o estudo, apesar da importância da rede omnichannel ser bem compreendida, “o conceito ainda está amadurecendo em termos de cadeia de suprimentos”.

O atendimento ao cliente (32%), os níveis de serviço (23%) e os custos de transporte (11%) foram citados como grandes motivadores da escolha pelo omnichannel. No entanto, somente 2% dos entrevistados avaliaram bom desempenho multicanal de suas próprias organizações.

Para o vice-presidente de aplicativos da Oracle para a América Latina, Eduardo Lopez, “as ramificações deste novo paradigma de execução também afetam o design dos centros de distribuição e a funcionalidade dos sistemas de gestão de depósitos (WMS) praticamente em todos os segmentos verticais da cadeia de suprimentos”.

Sabendo disso, o atacadista distribuidor precisa estar preparado para atender as demandas e exigências cada vez maiores do varejo multicanal. Que providências o atacadista deve tomar para uma boa relação com o conceito de omnichannel? Deixe sua opinião nos comentários.

Crédito de imagem: Unsplash/CC

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