transporte-personalizado

Transporte personalizado: como a tecnologia pode ajudar a atender clientes com necessidades exclusivas

transporte-personalizadoInvestir em transporte personalizado pode ser um diferencial importante para as empresas de distribuição. Já falamos algumas vezes aqui no blog que a satisfação do cliente tem sido um dos fatores principais do sucesso das empresas. É por isso que oferecer serviços que façam com que o cliente sinta-se especial é absolutamente importante. Parece simples, mas não é, uma vez que tratar cada cliente como único exige cuidado em cada detalhe, mas a tecnologia pode ajudar e valerá a pena. Veja as dicas:

Conheça a fundo o produto que está transportando

Clientes que optam pelo transporte personalizado querem que seus produtos cheguem ao destino intactos. Se a carga exige uma temperatura específica, por exemplo, certifique-se de que o caminhão tem condições de suprir essa necessidade. O importante é questionar a embarcadora sobre todas essas necessidades e garantir que elas serão cumpridas durante toda a viagem.

Pergunte sobre as necessidades de carga e descarga

Muitas vezes a exclusividade exigida no transporte personalizado diz respeito às necessidades de carga e descarga. Pode ser que o local seja de difícil acesso ou exija um caminhão com altura limitada. Pode ser também que o embarcador ou o cliente final esteja em área residencial ou comercial, o que restringe o horário de circulação de veículos pesados e barulho.

Cumpra prazos e obedeça horários

Já falamos diversas vezes sobre o quão importante é cumprir prazos e horários. No transporte personalizado isso se torna ainda mais importante, pois, se o cliente possui necessidades diferenciadas, elas devem ser atendidas. Nesse caso, a tecnologia mostra-se importante aliada, já que por meio do monitoramento e roteirização de frotas é possível estabelecer uma rota adequada e monitorar a movimentação do caminhão, o que torna possível avisar sobre ocasionais atrasos por problemas no trajeto.

Tenha uma relação franca com o cliente

No transporte personalizado, como cada cliente é tratado de forma diferenciada, é preciso ser franco e direto. Quando há algum atraso ou problema, o melhor é relatar ao cliente para encontrar juntos uma solução. Um dos comportamentos que mais irrita o cliente é sentir-se enganado ou enrolado, por isso tenha pessoas altamente treinadas para agir de forma franca e respeitosa na sua empresa. Se a relação for de confiança, possivelmente ela será mais duradoura.

Preocupe-se com a experiência do transporte personalizado

O atendimento ao cliente não acaba quando a entrega chega ao destino. Certifique-se, por meio de pesquisas formais ou informais, de que a experiência do transporte personalizado foi boa. Caso passe um período determinado de tempo e o cliente não volte a utilizar os seus serviços, procure saber o que aconteceu. Para ter esses lembretes a tecnologia pode ajudar, enviando alertas. Feito isso, fique atento para que as críticas não sejam feitas em vão, mas transformem-se em melhorias. Caso o cliente tenha sido lesado, tente oferecer algo para compensar.

Pensar em transporte personalizado não é algo exclusivo de quem trabalha com produtos de grande valor agregado, frágeis ou perecíveis, mas deveria ser de todas as transportadoras. Quando o cliente sentir que sua empresa se importa com ele, certamente sentirá confiança e sempre usará seus serviços. Invista nesse cuidado e observe os ótimos resultados.

O que você acha do transporte personalizado? Conte sua experiência para nós nos comentários.

Crédito da imagem: nessrider12/CC

Ambev_1-02

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *