4999120709_54f5378931_z

Tecnologia: como ela evita problemas logísticos na distribuição

4999120709_54f5378931_zA logística envolve uma série de cuidados e ações que visam o melhor desempenho na cadeia de produção e distribuição. A tecnologia pode ser uma aliada dos gestores e  evitar problemas logísticos no transporte de mercadorias. Isso significa garantir  a integridade da carga, no prazo estabelecido e com o menor custo possível.

A etapa de distribuição continua sendo fundamental para que o produto certo e na quantidade certa chegue na hora marcada ao local de entrega da maneira mais rentável. Para isso, as informações de venda precisam estar organizadas. Pedidos, contratos e notas fiscais devem estar acessíveis para consulta do gestor, e se possível, aninhados no mesmo local. Sistemas de gestão empresarial estão se tornando populares porque conseguem organizar esses dados de maneira eficiente no mesmo local.

Uma boa comunicação entre equipe de operações e central também evita problemas logísticos. Esse diálogo pode ser por meio de ligações telefônicas, ou mesmo mensagens instantâneas. Algumas empresas usam soluções para economizar nessas ligações, já que a comunicação é feita via internet por meio de aplicativos desenvolvidos especialmente para o setor.

Outra ferramenta bastante utilizada é o roteirizador, capaz de sequenciar rotas mais otimizadas. Já os programas para gestão de entregas apontam a localização em tempo real da frota e são capazes de estimar o tempo previsto das operações, além de outras funções. Há também ferramentas como o GPS, que evitam desvio de rota acidentais por desconhecimento do caminho.

Ficou com alguma dúvida de como evitar problemas logísticos com ajuda da tecnologia ou quer contribuir para o debate? Deixe seu comentário aqui no blog!

Crédito de imagem: avlxyz/CC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *