supply-chain-management

Por que todo gestor de distribuidora deve ter noções de Supply Chain Management

supply-chain-managementCadeias de suprimentos mais complexas exigem o controle mais preciso, baseando os processos em uma visão total de Supply Chain Management. Esse controle é feito por meio das centrais de operações para cadeias de produto, também conhecidas por COP. Usando esse conceito, o gestor de distribuidora garante um fluxo confiável de informações e torna a tomada de decisões mais assertiva. A COP ajuda o gestor a atuar imediatamente nas ocorrências e no planejamento a longo prazo visando a melhoria dos processos.

Se você ainda não está convencido da importância de conhecer Supply Chain Management, agrupamos abaixo alguns benefícios tanto para você quanto para os outros agentes da cadeia:

  • Evitar acidentes com o monitoramento em tempo real: se o gestor conhece a metodologia COP, que está dentro do conceito de gestão de cadeia produtiva, sabe que há maneiras de evitar acidentes por meio de monitoramento das atividades constantes.
  • Maior visibilidade de toda a operação: uma visão holística da cadeia fornece ao gestor informações estratégicas para encontrar, analisar e sanar problemas na operação.
  • Identificação de gargalos: caso o profissional não saiba quais são seus gargalos operacionais, jamais vai conseguir eliminá-los. Conhecer os gargalos do processo pode ser a diferença que permite uma empresa se tornar lucrativa.
  • Análises mais amplas: uso de indicadores chave de desempenho (KPIs), criação de gráficos, estabelecimento de metas e planos de ação a médio e longo prazo só são possíveis com análises mais profundas sobre o negócio.
  • Revisão de processos e atividades: um gestor capacitado e atualizado estará sempre em busca da revisão de processos e atividades porque sabe que sempre é possível fazer mais.
  • Planejamentos tático e estratégico: mais do que apenas apagar incêndios e problemas emergenciais, o gestor que tem noções de Supply Chain planeja estrategicamente baseado em números e fatos. Para ele, não existe “achismo”. Este profissional sabe exatamente as “dores” da sua distribuidora.
  • Atuação sobre processos ao invés de eventos: um gestor que pensa a longo prazo e tem informação e conhecimento para isso, consegue atuar sobre os processos e falhas futuras no processo. Ele consegue, por exemplo, minimizar tempos operacionais.
  • Redução de custos: chegamos ao benefício que resulta de todas as ações acima: diminuir custos dentro da distribuidora.

Fica claro que Supply Chain Management engloba tudo que está relacionado com a transformação de produtos e o fluxo de movimentação de materiais. Por causa disso, o conhecimento sobre cadeia de distribuição e gestão de processos são fundamentais para um gestor de distribuidora ter sucesso em suas ações.

CTA-como-implantar-uma-solucao

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *