SKU

SKU: vantagens e desvantagens de ter grande variedade de produtos em estoque

SKUSKU, ou Stock Keeping Unit, que em português quer dizer Unidade de Manutenção de Estoque, é o código que se dá para denominar um tipo de produto. É importante não confundir SKU com código de barras, eles até podem ser iguais por uma questão de conveniência, mas isso não é uma regra. Uma distribuidora que trabalhe com um segmento bem específico como bolas, por exemplo, deve ter um número limitado de SKU (basquete, futebol, vôlei, etc.), enquanto uma distribuidora com uma gama maior de produtos, como de brinquedos, terá vários SKU (boneca cantora, boneca bebê, carrinho azul, carrinho verde, bicicleta aro 12, bicicleta aro 16 etc.).

Ter uma grande variedade de SKU em estoque tem vantagens e desvantagens, então depende muito do tipo de negócio que se trabalha. A principal vantagem é que optar por lidar com apenas alguns tipos de produtos confere ao distribuidor um grau de especialista. Todos os caminhões da empresa serão adequados para o transporte daquele produto, a temperatura do armazém poderá ser regulada para melhor armazenamento, os funcionários serão treinados para lidar e saber o que pode dar certo ou errado no transporte e os clientes tendem a ser os mesmos. A desvantagem é que, caso o produto caia em desuso, tenha queda no consumo ou surja um grande concorrente, seu negócio está mais vulnerável.

A empresa que trabalha com um número grande de SKU precisa ter vantagens porque atua em diversos segmentos, pode vender para vários tipos de clientes e está menos sujeita a mudanças bruscas de comportamento do mercado. Em compensação, ter variedade alta de SKU torna o armazém mais complexo e difícil de gerenciar, já que cada produto possui necessidades diferentes de armazenamento e transporte. Armazéns variados necessitam ainda mais da ajuda da tecnologia para ser administrados, tornando o WMS quase indispensável.
O que você acha sobre ter grande variedade de SKU? Conte para nós!

Crédito de imagem: tintenfieber/cc

2 respostas
  1. edson Lima says:

    Tenho uma dúvida. Digamos que estou cadastrando camisetas e tenho 3 cores diferentes para cada modelo de estampa. Então utilizando a plataforma opencart tenho a opção de add 1 sku por produto, porem quero criar o produto inserir as fotos das camisetas com as 3 cores q tenho sem ter q criar 3 produtos diferentes para cada cor. Como faço pra fazer este tipo de gerenciamento?

    Responder
    • Equipe HBSIS
      Equipe HBSIS says:

      Quando trabalhos com gerenciamento de estoque de vestuários precisamos utilizar o conceito de grade de produto, ou seja, organizar itens de acordo com as características de um grupo de artigos (cor, tamanho, número, etc.), não utilizamos a plataforma opencart, mas numa busca rápida pela internet e dentre as funcionalidades, encontramos algo que pode estar relacionado: “Suporte para atributos de produtos” e “Suporte para opções de produtos”.
      Obrigado por acompanhar o blog! Conte conosco.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *