sistema de roteirização

Trânsito e pontualidade: como um sistema de roteirização pode ajudar?

sistema de roteirização

sistema de roteirização

O trânsito está cada vez mais complicado, especialmente nas maiores cidades do Brasil. Um estudo feito pela Global Traffic Scorecard considerou São Paulo a sexta cidade mais congestionada do mundo. Outra pesquisa recente mostrou que, por ano, o paulistano passa cerca de 1 mês e meio preso em congestionamentosNesse site, você pode calcular quantos dias de vida você vai perder no trânsito se continuar realizando o mesmo trajeto nas condições atuais. E se é ruim para quem precisa apenas deslocar-se de casa até o trabalho, imagine para quem trabalha com transporte. Para minimizar o peso do volume de veículos, as empresas de logística têm apostado no uso de sistemas de roteirização para otimizar o trabalho e manter a pontualidade nas entregas.

Como funciona um sistema de roteirização?

Já falamos em outras oportunidades aqui no blog que a pontualidade é um fator decisivo para a fidelização de clientes. Nada mais incômodo do que esperar uma entrega atrasada e sem a menor previsão de chegada ou justificativa da empresa de logística. Os transtornos se tornam ainda maiores quando o cliente, para fazer a descarga do produto, precisa movimentar uma equipe ou estrutura específicas. Sendo assim, encontrar alternativas para cumprir o prazo combinado torna-se fundamental. O sistema de roteirização é uma solução inteligente capaz de traçar rotas mais inteligentes e eficientes. Dessa forma, ele delimita por onde o motorista deve passar, oferece previsões de chegada e permite avisar ao cliente no caso de algum imprevisto. Além disso, há outras vantagens do sistema de roteirização:

Redução de custos

O transporte, quando não é otimizado, acaba gerando gastos desnecessários, como os de combustível e manutenção. Com o sistema de roteirização, o motorista acaba rodando menos e gastando menos. O mesmo ocorre com a manutenção do veículo, além da economia com a redução dos kms rodados, as cargas também são melhor dimensionadas, reduzindo o custo de manutenção dos veículos.

Um bom sistema de roteirização também levará em consideração o tempo de atendimento dos clientes e a jornada do motorista, de forma que a empresa não precise se preocupar com atrasos ou desvios que gerariam um valor alto de horas extras.

Fidelização do cliente

Além de um guia para o motorista, o sistema de roteirização serve para aumentar a confiabilidade do serviço prestado. Com o sistema de roteirização, a tendência é que as entregas sejam feitas de forma mais precisa, sem atrasos ou desvios. Isso faz com que a confiança entre empresa e cliente se estabeleça, aumentando as chances de que novos negócios sejam fechados.

 

O sistema de roteirização torna-se ainda mais eficiente quando associado ao monitoramento de entregas. Saiba mais aqui.

Que tal conhecer mais a fundo as vantagens de sistema de roteirização? Entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *