segredos-da-amazon

Os segredos da Amazon para ser uma das empresas mais eficientes do mundo

segredos-da-amazonConhecida por fazer entregas efetivas em um curto período de tempo, muitas empresas querem desvendar os segredos da Amazon. A verdade é que nenhuma empresa é grande e eficiente à toa. Além de trabalho e boa gestão, alguns ingredientes especiais fazem o diferencial da gigante da logística. Separamos algumas dessas características que acreditamos ser bons pontos de inspiração.

4 segredos da Amazon

É evidente que os mais secretos segredos da Amazon estão guardados a sete chaves, mas a simples observação da forma de atuar da empresa e o conhecimento que temos sobre o assunto nos permite tirar diversas lições que podem ser copiadas. Pense nisto:

Aprender com os próprios erros

A Amazon nem sempre foi uma gigante conhecida pela boa logística. A empresa que começou como uma livraria virtual em 1990, nem sempre foi a potência que é hoje. Ela passou por um momento crítico ao diversificar sua área de atuação, com constantes quedas de sistema que chegavam a deixar a operação fora do ar por horas. Nesse momento, seu fundador Jeff Bezos decidiu investir em um sistema logístico que funcionasse melhor com pedidos pequenos. Para a missão, foram contratados cientistas e engenheiros em vez de profissionais renomados da área do varejo. Demorou até a empresa acertar os ponteiros, mas valeu a pena. Eles criaram algo totalmente inovador e hoje são referência no assunto.

Inovação

Outro dos segredos da Amazon é nunca ter medo de inovar. É deles o modelo, patenteado em 2014, de entrega antecipada. A tecnologia consiste em estudar padrões de consumo de seus clientes. Baseando-se no histórico de compras, aliado a outros fatores como tempo de permanência na página, a empresa já encaminha o produto para entrega mesmo antes da decisão final. Essa lógica deverá ser replicada em operações logísticas do mundo todo nos próximos anos. Por isso, a lição que fica é: não tenha medo de inovar e querer ser ainda melhor a cada dia.

Ousadia

Se você quer aprender os segredos da Amazon, não pode deixar de analisar o quanto a empresa é ousada em suas iniciativas. Essa é uma das características fundamentais da gigante da logística. A nova meta da empresa é eliminar totalmente os intermediários e ser a única ponte entre produtor e consumidor. A partir do momento que há a compra, a empresa ficaria responsável pelo transporte e a chegada ao comprador, em qualquer lugar do mundo.

Investimento em pesquisa

Todos esses resultados citados anteriormente só são possíveis porque a empresa investe pesado em pesquisa e desenvolvimento (P&D). Certamente todos os segredos da Amazon são construídos nesse setor. Se você quer seguir os passos da gigante, esse quesito é fundamental. Cerque-se de pessoas inteligentes e inovadoras, tente fazer melhor do que já é feito e não economize recursos e esforços. Os resultados podem ser incríveis.
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário abaixo.

Crédito da imagem: webandi/CC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *