roteirizador-de-viagem

Roteirizador de viagem: como ele ajuda na pontualidade das entregas?

roteirizador-de-viagemNão é preciso passar por uma faculdade de administração ou logística para saber que planejar é a uma peça chave para o sucesso de qualquer operação que envolva certo nível de organização. Mesmo assim, muitas empresas ainda trabalham com formas rústicas e pouco automatizadas de ordenar as entregas. Um roteirizador de viagem é uma ferramenta que contribui para o planejamento das operações antes que o caminhão seja carregado, ou seja, cabe a ele a inteligência na definição de quais pedidos e qual rota cada veículo deve percorrer visando a menor rota possível casado com o melhor nível de serviço para o cliente.

Por que um roteirizador de viagem é necessário?

Se pensarmos em um cenário em que há poucos caminhões, um raio de entregas bastante específico e uma baixa variabilidade de clientes, uma ferramenta de roteirização não seria tão necessária. Acontece que essa condição é rara (para não dizer inexistente). A realidade é que os pedidos seguem lógicas específicas e complexas de janelas de entrega, especificidade de caminhão, local de entrega, etc. Contemplar todas essas exigências e ainda assim ser pontual é quase impossível quando não se conta com a ajuda de um roteirizador de viagem.

Quando o pedido é feito, são coletadas todas as informações necessárias para que o roteirizador possa planejar com eficiência as entregas. Com dados sobre endereço do cliente, melhor horário para entrega, restrições de circulação nas cidades, e exigências da carga quanto ao caminhão – como tamanho das caixas ou necessidade de refrigeração, por exemplo – as encomendas são separadas de acordo com a demanda e são traçados os melhores caminhos para que haja pontualidade em conjunto com produtividade.

Quando o caminhão sai à campo para fazer as entregas, quem entra em cena é um outro software: o gestão de entregas. Por meio dele, é possível saber se a rota que foi traçada inicialmente está sendo seguida pelo motorista, se houve mais paradas do que o programado, se o cliente teve problemas com o pedido, etc. Essas informações colhidas e enviadas em tempo real abastecem o roteirizador de viagem com dados ainda mais precisos. Isso quer dizer, por exemplo, que o software é capaz de aprender que determinado cliente necessita de mais tempo para a descarga do pedido, ou que determinada rota costuma atrasar as entregas por conta do trânsito. Dessa forma, quanto mais entregas guiadas pelo gestão de entregas, mais precisos serão os roteiros traçados pelo roteirizador de viagem e mais pontuais serão as entregas.

Isso é necessário principalmente para garantir a satisfação do cliente, mas também porque em muitos casos há janelas bem específicas de entregas que precisam ser contempladas. Quando há falta de organização no processo, é bastante corriqueiro que esses horários não consigam ser cumpridos e o cliente se negue a receber a mercadoria.

Outro elemento fundamental é a economia de recursos. Com a otimização das entregas, evita-se que caminhões da mesma empresa façam rotas sobrepostas, ou seja, que dois caminhões acabem se cruzando no caminho. Dessa forma, haverá economia de combustível, otimização do tempo e maior satisfação dos clientes.
Quer saber mais sobre como o roteirizador de viagem pode ajudar a sua empresa? Entre em contato conosco!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *