roteirizador-de-caminhoes

Os mitos que você deve superar na implementação do roteirizador de caminhões

roteirizador-de-caminhoesO roteirizador de caminhões é uma das tecnologias mais comentadas no mundo da logística nos últimos anos. É por meio dele que a carga pode ser acompanhada depois que já saiu do armazém, fazendo registros sobre a rota do caminhão, paradas ou desvios não programados e servindo como fonte de comunicação direta entre a central e o motorista. A implantação dessa tecnologia nas empresas pode trazer inúmeros benefícios, mas há alguns mitos que impedem que os gestores invistam em um roteirizador de caminhões e otimizem seus serviços. Separamos alguns deles e vamos explicar porque essas afirmações estão erradas.

Minha empresa é pequena, não preciso de roteirizador de caminhões

Empresas menores costumam ser resistentes ao uso de tecnologias como o roteirizador de caminhões porque acreditam que seus processos analógicos são eficientes o bastante para a quantidade de pedidos. É evidente que é muito mais fácil fazer o controle por meio de uma planilha quando são cem pedidos do que quando são dez mil. Mas é fato também que uma empresa média ou pequena pode estar perdendo tempo e dinheiro ao não monitorar processos. Você já parou para pensar que pode estar perdendo em eficiência por não monitorar as viagens feitas por seus caminhões? Antes de dizer que não é vantajoso para a sua realidade, pesquise, compare, simule.  

Meus funcionários não vão se adaptar

A adaptação é, sim, uma etapa delicada do processo, mas não impede que a implantação do roteirizador de caminhões seja um sucesso. Com o devido cuidado, é necessário explicar como os processos passarão a acontecer, mostrar como funciona a nova ferramenta e entender que todos passarão por um período normal de adaptação. Se você já teve experiências anteriores ruins, talvez o problema não esteja com a sua equipe, mas sim com a ferramenta contratada. Opte por empresas que ofereçam soluções com interface intuitiva, de preferência sediadas no Brasil. Assim, a empresa contratada poderá dar o apoio necessário para a adaptação da sua equipe e o processo tende a ser muito mais tranquilo.

Tecnologias como essas não trazem retornos rápidos

Inserir tecnologias como o roteirizador de caminhões trazem retornos rápidos porque reduzem drasticamente os desperdícios. Imagine, por exemplo, uma empresa que com frequência tinha caminhões que desviavam rotas por motivos alheios ao trabalho e passou a ter 100% de produtividade. Isso significa economia de combustível e mais eficiência nas entregas ao cliente. Isso sem falar que a comunicação direta com o caminhão permite a negociação de  devoluções no momento da entrega. A empresa Atacadão Centro Sul, por exemplo, conseguiu reverter  R$47 mil em devoluções após um mês da implantação da solução de roteirização. Veja o case completo aqui.

O investimento não vai impactar na qualidade do meu serviço

A qualidade do serviço é onde o investimento no roteirizador de caminhões é mais evidente. Com o processo mais organizado, a frequência de erros se torna menor e a efetividade das entregas, maior. O tempo das entregas tende a ser mais curto e a satisfação do cliente aumenta. Outra vantagem para a qualidade do serviço é a emissão de relatórios, que ajuda a identificar mais facilmente onde a empresa costuma errar e corrigir mais rapidamente a falha. Há ainda vantagens que vão além do controle mais efetivo sobre as rotinas do motorista. Em casos de imprevistos, como trânsito causado por um acidente na pista, é possível estimar o atraso e informar o cliente. Tudo isso ajuda sua empresa a tornar-se mais efetiva nos resultados e com clientes que confiam ainda mais no seu serviço.

Ficou interessado em como o roteirizador de caminhões pode ajudar a sua empresa a crescer? Entre em contato conosco ou deixe um comentário abaixo:

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *