roteirizacao-inteligente

O que é roteirização inteligente?

roteirizacao-inteligenteA maioria dos transportes de carga no Brasil é feita por meio de rodovias – em 2012, esse número chegou a 67% das operações. Os dados são do último relatório divulgado pela empresa ILOS, especialista em logística e supply chain. Como é constante encontrar problemas em rodovias, como obras e acidentes, as transportadoras precisam se preparar para manter a qualidade do serviço oferecido. Para isso, uma das estratégias é fazer o uso da roteirização inteligente.

A roteirização inteligente é uma técnica que visa otimizar os recursos das transportadoras. Diferente da roteirização comum, esse método utiliza algumas táticas para reduzir tempo de transporte, por exemplo, o que reduz desperdícios. Para fazer a roteirização inteligente, as empresas utilizam sistemas de gestão específicos que gerenciam toda a operação e os processos envolvidos.

Se existem duas entregas em regiões próximas, por exemplo, o roteirizador alerta o usuário da ferramenta sobre o fato. Com isso, o gestor faz o agendamento das duas entregas no mesmo dia e com horários seguidos, enviando as duas mercadorias no mesmo veículo. Essa prática otimiza recursos, economiza tempo e combustível.

Para as pequenas empresas, contratar uma software para realizar a roteirização inteligente pode parecer algo desnecessário, pois é possível acompanhar os clientes mais de perto por serem em menos número. Mas para grandes transportadores, fazer esse trabalho manual é desgastante e abre possibilidades para erros, por isso, o mais indicado é utilizar um sistema que automatize a gestão de rotas.

Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Compartilhe pelos comentários abaixo.

Crédito de imagem: FirmBee

CTA-como-implantar-uma-solucao

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *