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Pontualidade: por que a roteirização aumenta a precisão das entregas?

roteirizaçãoA roteirização de entregas é uma ferramenta que tem sido usada por muitas empresas para melhorar a qualidade das entregas. Imagine a seguinte situação: uma distribuidora que trabalhe com entregas fracionadas precisa fazer 5 paradas em locais diferentes. O motorista é novato, tem vaga noção sobre como chegar aos locais. Nesse caso, é muito importante que ele esteja bem orientado para que o atraso em uma entrega não acabe comprometendo as outras. Sabemos que, mesmo que ele receba todas as coordenadas, essa missão é praticamente impossível sem o uso da tecnologia. O roteirizador de frotas é, nesse caso e também em outros, essencial para o sucesso do trabalho.

Como funciona a roteirização?

A roteirização usa de sistemas com tecnologia capaz de traçar os melhores caminhos para realizar entregas. Alguns deles são capazes, inclusive, de sugerir mudanças de rota em casos de imprevisto. O maior ganho, além da eficiência no trabalho, é na confiança com o cliente, já que a partir do momento que a empresa adquire uma solução para roteirização, a pontualidade passa a ser uma das principais características e diferenciais.

Será que é um bom investimento?

A dúvida de muitas empresas que trabalham com entregas ao pensar em adquirir uma solução para roteirização é sobre o ROI (retorno sobre investimento). Realizar uma mudança como essa dentro de uma empresa não é fácil nem barato, mas o retorno vem rápido e é definitivo. Além dos já citados ganhos de eficiência e relacionamento com o cliente, há também outros tipos de economia. Uma rota bem planejada gasta menos combustível, exige menos dos caminhões e demanda menos manutenção. Além disso, com o aumento da eficiência proporcionado pela roteirização, é possível que menos equipes façam o mesmo trabalho, diminuindo a necessidade de contratação de pessoas. Controlar os caminhos que o caminhão faz evita também os indesejáveis desvios de rota feitos por alguns profissionais por questões pessoais.

Emissão de relatórios

A administração da empresa também é beneficiada. A roteirização, quando associada a sistemas de gerenciamento de entregas, permite a emissão de relatórios que podem ser comparados e analisados para futuros planejamentos. Informações como: tempo de deslocamento médio de um ponto a outro, horários de recebimento de carga, velocidade média, pernoites dos caminhoneiros, horas extras, etc. podem ser usados para encontrar possíveis falhas ou méritos da entrega e melhorar a eficiência do trabalho. Um exemplo: se o sistema registrou que um caminhão fez um trecho em um dia e meio e outro, com as mesmas características, fez a mesma entrega em menor tempo, pode-se analisar e comparar por que isso aconteceu: houve algum imprevisto no caminho? O motorista foi eficiente o bastante? Muitas vezes um simples ajuste no horário de saída do caminhão pode diminuir muito o tempo de deslocamento.
O que você acha sobre a roteirização de entregas? Conte para nós nos comentários.

Crédito de imagem: Unsplash/CC

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