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Roteirização de entregas: Por que ela é fundamental para a sua empresa?

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Qualquer um que circula por uma grande cidade sabe o quanto é complicado encontrar caminhos e escolher a melhor rota para fugir do trânsito. Um motorista de caminhão, que realiza entregas diariamente, por mais que tenha facilidade e prática nessa tarefa, também enfrenta esse desafio. Para que a escolha do melhor caminho seja feita da forma mais fácil e rápida, de preferência com boas condições de trânsito, ele pode ter a ajuda de um software para a roteirização de entregas. De acordo com os pontos de parada, a tecnologia é capaz de orientar o motorista sobre qual rota deve ser seguida. Veja como isso acontece.

Como funciona a roteirização de entregas

A roteirização de entregas funciona como uma espécie de roteiro que o motorista precisa seguir. Por meio de tecnologia de GPS e geomonitoramento, é possível identificar o endereço do cliente e o melhor caminho a seguir. Assim, no momento em que o motorista sai do armazém para realizar as entregas, ele já possui todo o planejamento de trabalho do dia com o caminho traçado e as previsões de chegada.

Isso é interessante tanto para o trabalho do motorista – que não precisa mais quebrar a cabeça tentando encontrar o melhor caminho para acessar o endereço do cliente -, quanto para a empresa – que com a roteirização de entregas pode ter a certeza de que as entregas serão feitas da maneira mais eficiente possível. Isso diminui o número de quilômetros rodados, reduz jornadas e, consequentemente, economiza recursos.

Mecanismo de monitoramento

Sabemos que em muitas empresas o principal gargalo das entregas são os desvios de rota e as paradas não programadas. Por isso, a roteirização de entregas pode ser integrada com o software de gestão de entregas. Assim, quando algo sai do previsto, ou seja, quando o motorista não segue o caminho indicado pelo roteirizador ou realiza paradas não agendadas no aplicativo, imediatamente a central é notificada e o motorista é consultado sobre os motivos do desvio de planejamento.

A eficácia desse tipo de controle é comprovada ao final de cada ciclo com a emissão de relatórios. Por meio deles é possível saber onde estão os principais gargalos, o que precisa ser melhorado, quais profissionais possuem melhor desempenho, etc.

Pontualidade e satisfação do cliente

O principal indicador de que a ferramenta de roteirização de entregas traz benefícios está na pontualidade e satisfação do cliente. Realizar uma entrega dentro do prazo previsto é o mínimo que uma empresa de logística pode fazer, por isso esse quesito não pode falhar em nenhum momento. Com os mecanismos de monitoramento, caso haja um imprevisto, o cliente é imediatamente notificado sobre o possível atraso e não perde tempo aguardando a carga que teve problemas. Tal atitude constrói uma relação de confiança entre empresa contratada e cliente, o que ajuda a garantir adesão à parceria firmada entre ambos.
Gostou e quer saber mais sobre como a roteirização de entregas pode beneficiar sua empresa? Deixe um comentário ou entre em contato conosco.

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