RFID em centrais de distribuição

Aplicações do RFID em centrais de distribuição

RFID em centrais de distribuiçãoAs empresas lutam para reduzir custos e melhorar serviços, além de aumentar o retorno de investimento na cadeia de suprimentos. Soluções automatizadas certamente têm um papel importante nesse sentido, e muitas empresas utilizam a tecnologia RFID em centrais de distribuição para transformar sua logística. O RFID (radio-frequency identification) é um método de identificação automática por meio de radiofrequência (sinais de rádio). Não é uma tecnologia recente, já que as primeiras patentes relacionadas foram registradas ainda nos anos 70s, mas agora está cada vez mais acessível e difundida no Brasil.

É muito difícil gerenciar o que não se pode ver e por isso ter essa visão de todo o processo da cadeia de suprimentos via RFID auxilia a detectar, reportar e resolver problemas operacionais. A ferramenta permite, ainda, que os clientes possam localizar sua mercadoria em tempo real, com precisão máxima. Utilizar o RFID em centrais de distribuição também aumenta a eficiência do negócio, otimizando os processos e automatizando relatórios.

Isso é possível graças à integração do RFID ao WMS (Sistema de Gerenciamento de Armazém, em português), ferramenta para o gerenciamento de estoque, espaço, equipamentos e pessoas. As chances de erros quanto ao produto ou à quantidade tornam-se quase nulas. Isso contribui para diminuição das devoluções e do retrabalho, além de tornar o sistema de carregamento da frota muito mais rápido e eficaz.

Usando RFID em centrais de distribuição você poderá:

    • Reduzir custos com mão de obra
    • Aumentar o nível de precisão e eficiência dos pedidos
    • Otimizar o nível de visibilidade do estoque e da demanda
    • Minimizar o risco de ruptura de estoque
    • Agilizar a rotatividade
    • Diminuir o número de devoluções
    • Aumentar o nível de satisfação dos varejistas

Que outras vantagens o uso de RFID em centrais de distribuição pode trazer? Compartilhe sua experiência nos comentários.

Crédito de imagem: Maschinenjunge/CC

hb.mdm-como-implantar-soluçao-de-apoio

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *