redução de custos operacionais

É possível promover redução de custos operacionais no mercado atacadista distribuidor?

redução de custos operacionaisSim, com investimento adequado nos processos que mais demandarem otimização é possível a redução de custos operacionais. De acordo com Hong Yuh Ching, autor de “Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”, os custos logísticos são resultado das operações da cadeia de suprimentos, conversão física e distribuição.

Gastos com movimentação, armazenagem e transportes representam 95% do custo logístico total de um distribuidor, segundo informações da ABGroup  Desenvolvimento de Negócios. O executivo da empresa, Altamiro Borges Júnior, afirmou em entrevista para o portal New Trade que o setor de distribuição atacadista é prejudicado por não avaliar os custos corretamente. Para o diretor-presidente. “vários distribuidores deixaram de existir por não cuidarem adequadamente  de seus custos logísticos, sendo que essas despesas são as maiores desembolsadas  por um distribuidor”.

Se a distribuidora quer reduzir os custos operacionais, precisa entender a forma de gerir seus processos internos primeiro  e identificar onde estão as oportunidades de redução e melhorias. Só assim, vai conseguir encontrar estratégias novas que acrescentem valor à empresa e aumente a produtividade. Nesse processo, a distribuidora precisa também buscar vantagens competitivas que possam diferenciá-la das concorrentes, vantagem que segue sendo um dos principais motivos para o sucesso mercadológico de uma empresa.

Mas atenção! É preciso racionalizar os custos com tecnologia, pessoal ou mesmo novos modelos de processo para justificar o novo modelo de negócio. Nesse ponto, as soluções que permitem uma gestão informatizada podem ajudar muito.

Em um estudo feito no final de 2011, o consultor de transporte do World Bank, Jorge Rebelo, constatou que os custos logísticos no Brasil  são duas vezes maiores que os níveis norte americanos – entre 10% e 15% do PIB Brasileiro. Esses número fundamentam a necessidade de redução de custos operacionais das empresas que querem crescer  e manter a sustentabilidade.

Ficou com dúvida? Escreva para a HBSIS no campo de comentários.

Crédito de imagem: Photl/CC

como a tecnologia pode ajudar sua empresa a reduzir custos

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *