redução de custos operacionais

4 dicas para redução de custos operacionais de entrega

redução de custos operacionaisLogística e gerenciamento da cadeia de suprimentos não são novas ferramentas de gestão no mercado. De acordo com Martin Christopher, autor de “Logística e Gerenciamento da Cadeia de Suprimento”, elas são usadas desde os tempos das construções das pirâmides pelo povo egípcio e também na formulação de estratégias de guerra. Hoje, a logística é utilizada para redução de custos operacionais, em outras palavras, para diminuir os custos aumentando os lucros.

Apesar de antiga, a logística tem mudado os conceitos e formas de gerir os estoques e as entregas de mercadoria em distribuidoras e atacadistas. Se, antigamente, ela poderia ser chamada apenas de ferramenta, hoje é considerada uma das principais armas de uma empresa. É por meio de uma logística eficaz que empresas conseguem melhorar o funcionamento interno, integrar processos e dar maior comodidade e rapidez no atendimento dos clientes.

Para o auto do livro “Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada”, Hong Yuh Ching, o controle de estoque é responsável por absorver até 40% dos custos totais de uma empresa. Isso significa que tudo começa ali e que essa etapa precisa de atenção também. Além dessa, existem tantas outras que merecem atenção. Nesse post, vamos dar 4 dicas para redução de custos operacionais de entrega. Para isso você precisa:

1. Centralizar informações

Com tantos processos envolvidos durante as operações de entregas, integrar todos é o melhor caminho para não gerar retrabalho ou confusão de informações. Para isso existe o ERP (Enterprise Resource Planning), um sistema capaz de unir no mesmo local todas as informações relevantes para o negócio. Essa tecnologia é bem conhecida no mundo da logística, principalmente, por otimizar processos.

2. Conferir produtos

Um dos recursos para acabar com a conferência manual e todos os erros que vêm dela é a checagem por rádio frequência. A ferramenta permite uma conferência exata das mercadorias por meio de seus códigos de barras, os chamados EAN’s (European Article Numbering) e DUN’s (Distribution Unit Number), diminuindo drasticamente as chances de erro humano.

3. Otimizar a rota de entrega

A otimização da rota é fator fundamental para reduzir o custo do transporte quando uma mesma viagem destina-se a atender a várias entregas. A melhor maneira é identificar a rota maiseconômica ou mais rápidae que atenda a todos os pontos de entrega, minimizando assim os custos de transporte.

4. Certificar entregas

Inúmeros cases já mostraram que a certificação de entrega diminui o número de devoluções. Com um simples smartphone ou um teclado logístico, o motoristatroca informações sobre problemas encontrados no caminho com a central ou mesmo sobre um pedido de devolução. Como esse processo é feito de maneira digital e em tempo real, a central pode atuar o mais rápido possível e tomar decisões importantes mais assertivas. Sabendo o que está acontecendo com sua equipe, a central informa o cliente sobre eventuais atrasos e evita um abalo na credibilidade da empresa.

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Crédito de imagem: Joost J. Bakker/CC

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