profissional-de-logistica

Saiba quais características um bom profissional de logística deve ter

profissional-de-logisticaEscolher ser um profissional de logística é uma das carreiras mais promissoras da atualidade. Dependendo do nível de formação, os salários podem variar de R$2 mil a até R$45 mil, segundo o guia da carreira. Apesar das boas perspectivas, destacar-se tende a ser cada vez mais difícil, já que o mercado é dinâmico e exige atualizações constantes. Por isso, se pudéssemos resumir o profissional de logística ideal em uma característica seria: adaptável. Se você pretende aventurar-se nessa carreira, prepare-se para passar pro grandes mudanças e estudar sempre.

Qual a formação ideal do profissional de logística?

Depende. Além dos cursos tradicionais de logística, o mercado exigirá pessoas com outros tipos de conhecimento como economia e administração, por exemplo. Engenheiros também serão bem-vindos, já que as operações tendem a ficar cada vez mais automatizadas, mas nem por isso menos complexas. No fim das contas, a formação do profissional de logística vai ser apenas um dos pontos a ser levado em consideração, junto com as capacitações técnicas específicas e características pessoais, tais como:

  • Liderança – na logística do futuro, as máquinas serão capazes de tirar muitas conclusões, mas as decisões estratégicas continuarão a cargo dos seres humanos. Pessoas com perfil de liderança tendem a se destacar porque são capazes de agir como influenciadoras e tirar o melhor das equipes.
  • Curiosidade – buscar sempre fazer mais, melhor e, se possível, de um jeito totalmente novo será uma característica muito apreciada do profissional de logística. A pessoa curiosa acaba conhecendo todos os aspectos do ramo que atua e torna-se capaz de resolver problemas com muito mais facilidade.
  • Boa capacidade de relacionar-se – essa é uma característica que, infelizmente, não é tão comum quanto deveria. Ter boa capacidade de relacionamento é bom para o profissional de logística porque isso torna o trabalho mais agradável, assim como a relação com o cliente. A satisfação da prestação do serviço será cada vez mais decisiva na decisão de compra e na fidelização dos clientes, por isso um profissional de logística com essa qualidade tende a se destacar.
  • Conhecimento avançado em tecnologia – conhecer o mínimo possível de tecnologia é pré-requisito para estar no mercado, mas ter conhecimento avançado pode ser um grande diferencial. Sabemos que as máquinas serão cada vez mais presentes na logística, mas saber lidar com elas pode não ser tão simples. Se o profissional de logística tiver conhecimento avançado sobre automação e tecnologia com certeza pode destacar-se.

Essas são apenas algumas características que o profissional de logística deverá ter para conseguir espaço. Você pode ter reparado que não citamos muitas condições específicas de formação ou capacidade técnica, mas sim atributos pessoais. Isso não é à toa, já que cada vez mais percebe-se que é muito mais fácil capacitar tecnicamente um profissional que tem boas características pessoais do que o contrário. Preocupe-se em estudar aquilo que tem mais afinidade e conhecer a empresa que quer trabalhar, mas principalmente cuide de sua capacidade de relacionamento e atualize-se sempre. Assim, o sucesso ficará mais perto.
Tem alguma dúvida sobre as características do profissional de logística? Deixe um comentário!

crédito da imagem: SnapwireSnaps/CC

Aprenda-a-integrar-equipe-de-entrega,-central-de-monitormento-e-gestão

 

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *