industrial-1636403_1280

4 fatores que podem estar prejudicando a produtividade das equipes de logística

industrial-1636403_1280Alcançar índices altos de produtividade das equipes é uma matemática complicada. Ao mesmo tempo que o dono da empresa quer que um número menor de funcionários produza mais, sobrecarregá-los resultará em equipes desmotivadas, doentes e até na perda de bons funcionários. A produtividade está diretamente ligada às condições de trabalho, por isso separamos alguns fatores para que você reflita e observe se algum deles pode ser o problema da sua empresa.

1 – Falta de motivação

Não é segredo para ninguém que a produtividade das equipes está diretamente ligada à motivação. Segundo esta reportagem, uma pesquisa realizada nos EUA apontou que funcionários satisfeitos produzem cerca de 12% mais. Já os insatisfeitos, que precisam ser demitidos, chegam a custar quase R$ 900 bilhões por ano. Ouvir as necessidades do funcionário e oferecer algumas “regalias” pode ser mais lucrativo do que parece. A pessoa engajada com a empresa, além de trabalhar mais, trata melhor os clientes e tende a indicar os serviços para outras pessoas, indica conhecidos para vagas em aberto e torna-se motivador de novos colegas.

2 – Os funcionários não estão sendo ouvidos

Muitos funcionários têm boas ideias mas não as compartilham por falta de oportunidade. Ninguém melhor do que quem vive a rotina de trabalho para dizer o que precisa ser mudado. É evidente que nem sempre é possível ser democrático e algumas decisões possuem diversos fatores relacionados, mas ouvir a opinião das pessoas, especialmente quando elas serão diretamente envolvidas, é uma importante ferramenta para evitar erros.

3 – Sobrecarga de trabalho

Aumentar a produtividade das equipes não pode ser o mesmo que sobrecarregá-las. Como já mencionamos no primeiro ítem, o funcionário precisa estar motivado e ninguém trabalha em seu nível máximo quando está sobrecarregado. É possível ter criatividade mesmo em serviços mais mecânicos, e quando você sobrecarrega alguém, todas as tarefas tornam-se chatas e monótonas. Experimente intercalar períodos de grande produtividade com atividades lúdicas. Uma sala de descompressão pode ser uma boa ideia.

4 – Falha na supervisão

Oferecer vantagens e conforto para o funcionário é importante para aumentar a produtividade das equipes, mas deixá-los sem supervisão talvez não seja o caminho ideal. Apostar em uma gestão autoritária já foi provado que não funciona, mas investir em meios tecnológicos de medir produtividade é vantajoso para ambas as partes. No caso da logística você pode, por exemplo, implantar o uso de aplicativos que enviam informações sobre o status do caminhão em tempo real. Eles contribuem para que a central esteja o tempo todo informada sobre paradas não programadas, trânsito e atrasos na chegada da encomenda. Dessa forma, a relação de confiança entre empresa e funcionário torna-se maior e a produtividade aumenta.

Gostou do artigo? Ficou com alguma dúvida sobre o que pode estar prejudicando a produtividade das equipes? Deixe um comentário!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *