Store manager with warehouseman checking goods reception

Problemas de logística que podem ser resolvidos com tecnologia

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Quem trabalha com logística sabe como o dia a dia é complexo e cheio de detalhes que podem fazer a diferença para o resultado final do processo. Felizmente a tecnologia tem contribuído para que diversos problemas de logística sejam resolvidos ou evitados. Empresas que investem nessas ferramentas têm maior tendência a alcançar melhores resultados, por isso, para ser competitivo é preciso prestar atenção à evolução da tecnologia. Veja 3 problemas que a tecnologia pode resolver:

Resolva seus problemas de logística

Erros na separação de mercadorias

A separação da mercadoria é uma das primeiras etapas do processo logístico. Um erro nessa fase pode comprometer todas as outras, por isso é preciso que a precisão seja a maior possível. Com armazéns cada vez maiores e empresas trabalhando com cada vez mais SKUs, ter um sistema de gerenciamento de armazéns tornou-se fundamental. Tornar automático o processo de identificar o local onde está o produto, fazer a separação e dar baixa no sistema são ações que diminuem drasticamente o número de erros nesse quesito. Para isso, recomendamos o uso da ferramenta WMS, que gerencia o armazém como um todo e resolve não só este, mas diversos outros problemas de logística.

Atraso nas entregas

Esse é um dos problemas de logística que mais afeta o relacionamento entre a empresa e o cliente. Atrasos podem representar grandes incômodos, especialmente se forem de produtos perecíveis ou se o cliente estiver os esperando para algum evento com data e hora marcados. Nesses casos, é fundamental contar com o roteirizador de frotas, que indica os melhores caminhos e impede que o motorista se atrase por conta do trânsito ou por não saber ao certo como chegar ao destino.

Outro motivo para os atrasos também podem ser as paradas não programadas. Para isso, a tecnologia recomendada é o monitoramento de entregas. Essa solução envia alertas sobre todos os eventos ocorridos com o caminhão, permitindo à central manter a comunicação direta com o motorista e inibir condutas que não estejam aprovadas pela empresa.

Devoluções

Mesmo com todos os cuidados, é possível que algumas entregas ainda cheguem com erros ou avarias. As devoluções são bastante onerosas para as empresas, porque exigem que uma nova entrega seja feita e, com ela, acompanham todos os gastos necessários. Para amenizar esse problema, a mesma ferramenta que faz monitoramento de entregas pode contribuir para reverter essas devoluções. Ao fazer a entrega, caso haja algum problema, por meio da própria ferramenta o motorista pode entrar em contato com a central, que imediatamente negocia para reverter a devolução.

 

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Esses são apenas alguns problemas de logística que podem ser resolvidos com tecnologia, mas há muitas outras vantagens de usar soluções semelhantes para otimizar os processos logísticos de sua empresa. Acompanhe nosso blog e saiba mais.
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