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Demand sensing: como a previsão de demanda pode aumentar a eficiência da sua distribuidora

demand_sensingProcessos de logística estão cada vez mais precisos e os clientes ainda mais exigentes. O problema é que todas as empresas distribuidoras estão expostas a imprevistos. A mínima alteração de um único fator acaba alterando em cadeia de todo um planejamento, então como agir? Sentar e planejar tudo novamente é praticamente impossível, por isso a tecnologia pode ajudar com a previsão de demanda, ou demand sensing. Trata-se de uma metodologia que analisa a próxima demanda e, usando técnicas matemáticas, atualiza em tempo real o status.

 

Para criar as previsões, o sistema usa como base principalmente o histórico de vendas e tira conclusões com base nas mais diversas informações, procurando padrões. A previsão de demanda se torna ainda mais precisa à medida que se adicionam informações, como mudanças climáticas, movimentações no mercado e perfil dos consumidores.

 

A previsão de demanda atinge seu nível máximo de aproveitamento quando busca identificar padrões de compra dos consumidores, o que é muito difícil porque envolve inúmeros fatores. À medida que os sistemas avancem para esse nível de precisão, aumentam também os níveis de serviço e consequentemente os ganhos financeiros: estoques mais enxutos, sem encalhes, e maior eficiência.

 

Quem precisa da previsão de demanda?

 

Em geral, apenas grandes empresas usam tecnologias tão avançadas assim para prever erros. Em grandes distribuidoras, cada segundo importa. Mas obter informações e tentar analisar tendências é algo que pode ser feito até em pequenas distribuidoras. O simples fato de observar gráficos com atenção auxilia a imaginar tendências. Basta ter uma ferramenta que ajude a coletar essas informações. Com dados consolidados, é possível observar o comportamento em relação ao mesmo período do ano passado, por exemplo. Por isso, a previsão de demanda, mesmo que em níveis mais básicos é muito desejável em qualquer empresa e deve ser meta para otimização dos serviços.
Sua empresa valoriza a previsão de demanda? Conte sua experiência para nós.

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