11220931254_69f7be6181_z

Por que certificar a entrega para o cliente

11220931254_69f7be6181_zQuem trabalha com entregas sabe que nem sempre é possível honrar o prazo acordado com o cliente. Imprevistos comuns na estrada, como congestionamento provocado por acidentes ou mesmo obras na pista, atrasam a entrega para o cliente e podem abalar a credibilidade do fornecedor. Entretanto, se ele souber o que está acontecendo com sua equipe, pode deixar seu cliente informado dos problemas e evitar um abalo na confiança da sua empresa.

Para auxiliar na comunicação, existem programas capazes de fazer uma ponte entre motorista e central. Seja por meio de mensagens de texto ou por apontamentos específicos como parada para almoço, acidente, defeito no veículo, depósito bancário etc.

Essa comunicação permite que o gestor de operações tenha ciência do que aconteceu. Desse modo, a central pode tentar estimar um novo prazo de entrega para o seu cliente sabendo exatamente o que aconteceu com a frota. Quando há falta de informações, gera-se uma desconfiança por parte do cliente que demanda tempo para ser retomada. Algumas vezes, a credibilidade é afetada de tal forma que a empresa não consegue mais restabelecê-la.

Com um simples smartphone ou um teclado logístico, o motorista envia informações sobre problemas encontrados no caminho para a central. O gestor também pode localizar o veículo em tempo real. Imagine que um varejista ligue para a central perguntando por que seu pedido ainda não chegou. Imediatamente, o gestor acessa no sistema qual é o caminhão responsável pela entrega, verifica o status da entrega e a localização dele no mapa. Se o veículo estiver a 50 km do local de entrega, por exemplo, a central pode estimar por sua conta o tempo aproximado de chegada do veículo até o estabelecimento. Sabendo disso, pode repassar ao varejista a informação e também os motivos pelos quais a entrega está atrasada.

Quando há boa comunicação e informações atualizadas, a central pode atuar o mais rápido possível e tomar decisões importantes mais assertivas. Dessa forma, a empresa mantém o cliente ciente da operação, o que colabora para uma relação de confiança duradoura.

E você? Como certifica a entrega para o cliente? Deixe sua experiência nos comentários.

Crédito de imagem:  reynermedia/CC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *