planejar-rotas

Fuja dos congestionamentos: saiba como planejar rotas, escolher os melhores horários e aumentar a eficiência das entregas

planejar-rotasO desejo de todo cliente de operadores de entrega é que seu produto chegue no prazo e sem avarias. Planejar rotas é um dos principais pré-requisitos para que isso aconteça, especialmente quando o mesmo caminhão terá que fazer várias entregas ao longo do dia. Algumas empresas e até alguns motoristas fazem isso de maneira intuitiva, programando onde ir antes ou depois de acordo com o que acham ser mais conveniente, mas tudo que depende da intuição é falho, por isso usar a tecnologia é a alternativa mais correta.

Procure planejar rotas escolhendo os melhores caminhos

Em uma cidade grande, certos caminhos devem ser evitados, ou por terem trânsito intenso ou por possuírem estradas em más condições, o que pode causar danos na carga. Planejar rotas usando esses critérios exige cuidado, atenção e experiência sobre o funcionamento da cidade. Se sua equipe possui motoristas vindos de outros locais, estimule-os a conversar com os que já têm experiência e sabem os truques do trânsito da cidade.

Escolha os melhores horários

Planejar rotas levando em consideração o comportamento do trânsito da cidade é também pensar nos melhores horários para passar por certos lugares. Se o local que a entrega precisa chegar é próximo a uma escola, por exemplo, o ideal é evitar os horários de entrada ou saída dos alunos. Gargalos clássicos da cidade devem sempre ser evitados em horários de pico ou, se não houver outra alternativa, planejar a entrega com uma folga grande de horário.

Use tecnologia

Quando o caminhão precisa fazer muitas pequenas entregas no mesmo dia fica difícil planejar qual a ordem que elas devem ser feitas, por isso nesses casos o mais recomendável é usar um software para planejar rotas. A tecnologia permite também saber a localização exata do caminhão e se ele chegará no destino no horário combinado ou não. Assim, no caso de imprevistos como um acidente, por exemplo, o cliente poderá ser avisado sobre o atraso e ter uma previsão de quando a encomenda chegará.

 

Ter esses cuidados mostra que sua distribuidora se preocupa com os clientes. Um atraso justificado e não recorrente dificilmente causará incômodos. Investir em planejar rotas e aumentar a eficiência das entregas não é simplesmente um gasto de tempo ou dinheiro, mas significa ter clientes fiéis e muito mais confiantes no trabalho realizado por sua distribuidora.
Qual sua opinião sobre planejar rotas para aumentar a eficiência das entregas? Conte para nós.

Crédito de imagem: 44833/cc

operações_de_entrega

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *