planejar o carregamento

Conheça os benefícios de planejar o seu carregamento

planejar o carregamentoBoa parte do sucesso da logística depende do planejamento. Planejar o carregamento  aumenta a eficiência das entregas, diminui erros e evita danos nos produtos. Para que isso ocorra, todas as etapas da distribuição devem ser levadas em conta. É necessário, portanto, que haja um padrão de procedimentos e que todos os envolvidos nos processos estejam cientes e treinados para agir de acordo com definido. Feito isso, haverá muitos benefícios. Separamos alguns deles:

  1.    Rapidez na entrega

O primeiro fator a ser observado é o roteiro das entregas e o carregamento. Os pallets dentro do caminhão precisam estar organizados de maneira otimizada: o que será entregue primeiro deve ficar mais próximo da porta, ou seja, as primeiras entregas do roteiro devem ser as últimas a serem carregadas no veículo. No caso da distribuição para pequenos varejos, esse cuidado deve ser ainda maior, já que o caminhão precisa parar em muitos lugares e pequenos atrasos podem comprometer todo o roteiro de entregas.

  1.    Economia de combustível

Um carregamento bem feito e um roteiro traçado de forma otimizada evita idas e vindas do caminhão e consequentemente uma redução no consumo de combustível. Quando o carregamento não é planejado, os trajetos tendem a ser confusos e o atraso nas entregas acaba sendo quase que inevitável.

  1.    Diminuição de erros

Em uma operação onde os produtos são parecidos é comum ocorrerem erros, produtos trocados. Quando a separação e o carregamento são feitos de uma forma bem planejada a chance de erros reduz consideravelmente. Às vezes ainda é necessário manter processos de conferência, porém com muito menos frequência e com menor amostragem.

  1.    Diminuição do esforço dos entregadores

Imagine ter que manipular vários produtos para buscar aquele que precisa ser entregue e está depositado no fundo do baú do caminhão. Isso causa desgaste excessivo da equipe de entrega, que no final do dia estará cansada e consequentemente menos produtiva.

  1.    Evita danos nas embalagens

A manipulação excessiva de produtos dentro do caminhão ocasiona danos nas embalagens e até mesmo nos produtos em si. Embalagens danificadas diminuem a confiabilidade na empresa e prejudica a satisfação do cliente. Quanto menos movimentação, melhor.

Seguindo essas dicas é possível que a eficiência nas suas entregas aumente consideravelmente. Um carregamento bem feito é o segredo para o sucesso das etapas seguintes. A empresa reduz custos e ganha em produtividade e qualidade no atendimento aos clientes.

Conhece mais algum benefício de planejar o carregamento? Conte para nós nos comentários.

Crédito de imagem: Nemo/cc

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *