planejamento estratégico

Planejamento estratégico em atacadistas distribuidores: por que você deve fazer?

planejamento estratégicoInício de ano é época de questionamentos sobre o futuro do mercado e da própria empresa. Onde minha organização quer chegar? Quais os objetivos e metas para o ano? Quanto podemos crescer? Nessas horas, só um planejamento estratégico adequado e bem feito pode ajudar quem precisa de um guia eficaz para orientar as ações de sua organização – e acredite, sua empresa vai precisar.

Quando falamos em planejamento estratégico em um atacadista distribuidor, estamos incluindo os  serviços de atendimento e relacionamento com clientes, o crescimento rentável, o acesso a informações em tempo real e a otimização das operações na cadeia de abastecimento. Um planejamento requer metas e planos de ação para batê-las. Gerar mais receita a partir da base de clientes já existentes, por exemplo. Como? Atender às expectativas dos clientes oferecendo serviços e condições especiais é uma das maneiras.

Mas lembre-se: tudo deve ser orientado pelo planejamento estratégico. Gerenciar uma cadeia de suprimentos é uma tarefa complexa. Se o atacadista distribuidor quer se diferenciar da concorrência, precisa estar atento às novidades do mercado e ao seu mix de produtos, fornecedores e clientes.

Recomendamos dividir o planejamento estratégico em quatro partes. Cada uma delas vai demandar tecnologias e capacitações diferentes, mais ou menos especializadas e complexas. São elas:

1ª Controle para redução de custos e maximização de resultados

2ª Aumento da produtividade

3ª Relacionamento para elevar a integração

4ª Colaboração empresarial para expansão

Um planejamento estratégico bem feito também precisa ser baseado em indicadores. Dessa forma, a empresa sabe exatamente onde está, sua realidade e possibilidades e onde quer chegar. O acompanhamento desses indicadores é que vai mostrar se a organização está no caminho certo ou precisa alterar o plano de ação.

Para se ter uma ideia da importância do planejamento estratégico e do posterior acompanhamento das operações e dos resultados um estudo da GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) e da Abad mostrou que 61% dos atacadistas distribuidores usam o Business Intelligence (BI), 50% têm CRM (gestão de relacionamento com o cliente) e 28%, com sistema para planejamento estratégico.

Preparado para começar o planejamento estratégico da sua empresa para 2015? Deixe um comentário.

Crédito de imagem: obsidianphotography/CC

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