pedido perfeito

O que é pedido perfeito?

pedido perfeito

 

pedido perfeito é aquele entregue no lugar certo, no dia certo, à pessoa certa, na embalagem correta e  com a documentação correspondente. Além disso, toda a mercadoria deve chegar em quantidade correta e em condições impecáveis. Esse conceito busca a excelência em processos logísticos, ou seja, a menor quantidade de divergências ou inconsistências possíveis durante o as etapas de distribuição.

Quando se alcança o pedido perfeito, além de tempo e custo serem reduzidos, a satisfação do cliente é plena. Se acontecerem erros no processo, pode-se gerar descontentamento do cliente, forçando a distribuidora a dar um desconto, por exemplo, ou mesmo a devolução do pedido.

E como você pode alcançar o pedido perfeito? Separamos quatro obstáculos bem comuns que impedem uma distribuidora de atingir o melhor dos mundos. São eles:

1. Pedidos incorretos
Se o formulário de venda for extenso ou confuso, certamente será o primeiro erro cometido. Se o processamento dos pedidos for realizado manualmente, as chances de falha aumentam. A leitura automática dos pedidos por um scanner, a digitalização dos pedidos ou utilização de sistemas de automação de força de vendas podem sanar esse problema, além de mais atenção, é claro.

2. Falta de produto
Se um pedido é feito e há ruptura de estoque, provavelmente a entrega não será feita no menor tempo possível. Para evitar a falta de produtos no estoque, um sistema de gestão é recomendado.

Acesse nosso material completo sobre boas práticas de controle de estoque e armazenagem

3. Erros na separação e acondicionamento
No centro de distribuição, podem haver falhas ao selecionar produtos que compõem o pedido. Eles também podem ser acomodados  ou acondicionados de maneira inadequada e, com isso, sofrerem avarias durante o transporte, evitando que se atinja o pedido perfeito. Para reduzir esse índice, é preciso além de tecnologia, treinar os colaboradores e revisar constantemente os processos logísticos dentro do armazém. Isso pode evitar devoluções e perda de produtos por avarias durante a viagem.

4. Atraso na entrega
Rastrear a frota e manter contato em tempo real pode reduzir atrasos na entrega. Além disso, um roteirizador que trace a melhor rota e determina a sequência de carregamento dos veículos, treinamento dos motoristas e/ou entregadores e programas de incentivo também são capazes de evitar atrasos na hora da entrega.

Ficou com alguma dúvida sobre como alcançar o pedido perfeito? Deixe seu comentário abaixo.

Crédito de imagem: Banco de imagem da HBSIS

 

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