parada não programada

Paradas não programadas: por que é essencial identificá-las

parada não programadaQuando uma frota sai a campo, as preocupações são inúmeras e a equipe de entrega possui vários desafios a serem cumpridos durante as operações. Chegar ao seu destino na data e horário acordados com o varejista é um deles. Entretanto, notificar a central sobre imprevistos e paradas não programadas durante o caminho pode evitar problemas ainda maiores.

Se a central sabe o que está acontecendo, ela está munida de informações para agir quando necessário. Isso impede que se quebrem acordos com o varejista, por exemplo. Um meio de apontar essas paradas não programadas é o smartphone. Existem soluções voltadas ao setor de logística que permitem essa comunicação de maneira eficaz. A equipe de entrega consegue avisar a central se precisou parar para trocar um pneu do veículo, por exemplo. Com essa informação em mãos, o gestor pode informar ao varejista o motivo do atraso e negociar uma eventual devolução da entrega.

Nos casos em que os analistas de rota têm acesso a dados em tempo real, podem até calcular o tempo de entrega mais aproximado possível se o cliente solicitar. Outra situação comum no cotidiano das equipes é o atraso devido a obras ou acidente na pista. Se uma equipe está parada por causa disso, avisa pelo celular o motivo e o analista responsável pode reprogramar as rotas de outros veículos para que não passem pelo mesmo local.

Outro ponto importante do controle de paradas não programadas (PNP), é o roubo de carga, pois pode-se identificar em tempo real que o veículo efetuou uma parada em um local onde não deveria parar e o tempo que permaneceu neste local. De posse desta informação, a central de monitoramento pode tomar as ações necessárias para evitar a ação, como bloquear o veículo, acionar equipe de apoio ou comunicar as autoridades da região.

Essas facilidades são frutos da tecnologia desenvolvida especialmente para processos logísticos. Quando bem utilizada, pode aumentar a produtividade e reduzir custos porque evita erros de comunicação e dá visibilidade das atividades realizadas pelos motoristas da frota.

Se você já usou a tecnologia para notificar paradas não programadas, compartilhe seu relato com os demais leitores pelos comentários.

Crédito de imagem: marykbaird/CC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *