Como implantar uma solução de apoio a distribuição

Operação logística eficiente: 6 dicas

operacao-logisticaTer uma operação logística eficiente envolve muitos detalhes. Na teoria é fácil: basta que o produto chegue ao cliente no prazo e em perfeitas condições. Na prática, muitos imprevistos podem acontecer. Para garantir que o serviço prestado pela sua empresa seja o melhor possível é preciso planejamento, organização, vigilância e análise. Sem esses cuidados, o resultado pode ser dor de cabeça e clientes insatisfeitos. Por isso, separamos essas 6 dicas que podem te ajudar a ter sucesso e fluidez no dia a dia da sua operação logística:

Como ter uma operação logística mais eficiente

1) Ponha a casa em ordem

O primeiro passo é observar como a operação logística se organiza dentro da sua empresa. Você sabia que algumas modificações no layout do armazém podem fazer a diferença? Espaço adequado para circulação, localização das portas e limpeza melhoram muito o fluxo de mercadorias e consequentemente ajudam a trazer eficiência.

Outro aspecto importante é a gestão. Sistemas de WMS permitem ter visão completa e estratégica sobre a movimentação de mercadorias, o que facilita a separação de produtos, conferências, evita desperdícios no armazém, etc.

2) Fique de olho nas entregas

Quando a carga sai do ambiente da empresa, você tem controle sobre ela? Investir no monitoramento da entrega ajuda a melhorar a qualidade do serviço e controlar gastos. Softwares de monitoramento permitem saber o posicionamento do motorista, comunica paradas não programadas e desvios de rota. Isso torna a operação logística eficiente porque garante que tudo que foi pensado está sendo cumprido e, caso haja algum imprevisto, torna possível planejar ações ou comunicar o cliente sobre um possível atraso.

3) Reverta devoluções

Softwares de monitoramento de entregas, além de enviar informações sobre o status do caminhão, também permitem a comunicação direta com o motorista. Isso facilita o trâmite para reverter devoluções porque, como a central fica sabendo sobre o problema no momento da entrega, é possível entrar em contato e negociar com algum benefício para que se fique pelo menos com parte da carga. Isso poupa gastos e melhora o relacionamento com o cliente, que tende a não sentir-se tão lesado com o erro.

Case de sucesso: veja como o Atacadão Centro Sul reverteu R$47 mil em devoluções em um mês

4) Escolha os melhores caminhos

Outra dica preciosa para uma operação logística eficiente é investir em roteirização. Escolher a ordem e o caminho pelos quais serão feitas as entregas aumenta a precisão do serviço porque evita lugares congestionados em determinados horários, garante a passagem por estradas em melhores condições e faz o roteiro de acordo com a necessidade da sua empresa e do cliente. A tecnologia nesses casos é essencial porque nem sempre o melhor caminho é o mais curto. Um software eficiente é capaz de fazer essa gestão sozinho, otimizando o trabalho das equipes e desonerando a empresa.

5) Invista no relacionamento com o cliente

Uma operação logística eficiente também precisa pensar no pós-venda. A satisfação do cliente é importante porque, se ele gostar do serviço, voltará a entrar em contato, indicará para amigos e fará sua rede de relacionamentos crescer. Ter contato direto e constante com o cliente, especialmente os mais fiéis ou antigos, ajuda a identificar problemas no seu serviço. Muitas vezes alguma mudança muito simples pode fazer toda a diferença, mas só o cliente vê, pois é ele que vive o dia a dia das entregas. Questione, mostre-se disponível e sempre disposto a melhorar.

6) Faça a analise de dados

Utilizar ferramentas tecnológicas para melhorar a eficiência da operação logística facilita a rotina das entregas, mas também permite a análise de dados por meio de relatórios. Isso é importante porque, no dia a dia, problemas recorrentes podem passar despercebidos. A análise de dados e resultados ajuda a ver onde está acontecendo o erro ou acerto para evitá-lo ou replicá-lo. Isso vale não só para as entregas em si, mas também para movimentações no armazém e até setores mais estratégicos como o de compras e gestão.
Esperamos que essas 6 dicas possam ajudar a melhorar a sua operação logística. Se você ainda ficou com alguma dúvida, escreva para nós nos comentários.

Crédito da imagem: falco/ CC

Como implantar uma solução de apoio a distribuição

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *