proof of delivery

O que é proof of delivery (POD)?

proof of deliveryProof of delivery (POD) é o termo em inglês para confirmação de entrega, ou seja, quando uma mercadoria chega ao seu destino final. Quando esse atestado é digital, contribui para a redução da burocracia e dos erros administrativos característicos de sistemas manuais pouco eficientes. Um POD pode conter uma variedade de detalhes de transações, o que inclui informações sobre pedidos de compras, dados de entrega, especificações dos produtos e valores das mercadorias.

Quando essa certificação de entrega é feita por meio de um software de gestão, a central de monitoramento tem acesso às informações em tempo real, e por causa disso, interage também em tempo real com a equipe de entregas. Essa interação permite uma visibilidade maior da cadeia de abastecimento e do estado das entregas. O que antes era feito manualmente em planilhas de papel, sujeitas a rasuras e à perda, agora pode ser feito digitalmente. Esse pode ser o fim da introdução de dados duplicados ou mesmo do retrabalho, que aconteciam quando a equipe de entrega usava papel e a central precisava inserir esses dados no computador.

Atualmente, existe a possibilidade de integrar os sistemas de gestão, o que faz com que a chance de erros seja bem menor. Além disso, a possibilidade da consulta em tempo real de informações atualizadas sobre o cliente e a entrega permitem que o gestor tome decisões táticas o mais rápido possível e com precisão.

A proof of delivery também aumenta a precisão das entregas e do cumprimento dos contratos de nível de serviço (SLA). Como resultado, os custos com segundas entregas e com gestão diminuem. Resumindo, a POD é uma garantia para o distribuidor e também para o varejista.

Sua empresa usa o sistema de proof of delivery (POD)? Deixe seu comentário.

Crédito de imagem: lucygeneric/CC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *