necessidades de descarga

Por que é importante conhecer as necessidades de descarga dos clientes antes mesmo de sair do armazém?

necessidades de descarga
Na logística, informações são tesouros preciosos. Conhecer ao máximo o cliente e suas necessidades pode ser a chave para um bom relacionamento e conquistar a fidelidade ou a preferência. Quando falamos de necessidades de descarga, isso não é diferente. Vários aspectos precisam ser levados em consideração para que a entrega seja bem-sucedida e não prejudique as operações seguintes em teremos de nível de serviço de atendimento.

1.    Local de descarga

O primeiro fator a ser levado em consideração é o local onde as mercadorias serão descarregadas. Recomendamos que você analise previamente informações que, em uma primeira análise, podem parecer irrelevantes, como: tipo de terreno, declives no acesso e altura do local por onde o caminhão deverá passar. Se, em caso de chuva, o local é de difícil acesso, vale fazer uma observação para que a equipe de campo contacte o cliente antes de efetuar a entrega em dias chuvosos. Assim, todos ficam cientes da dificuldade, podendo até a entrega ser reagendada.

2.    Melhor horário para descarga

Na hora de montar o roteiro de entregas, não se restrinja aos fatores importantes para a distribuidora. Pense no seu público-alvo. Muitas vezes é mais fácil para o cliente receber os produtos pela manhã, por exemplo. Estar ciente disso melhora o relacionamento e pode evitar transtornos – não encontrar a pessoa responsável por receber as mercadorias e ficar aguardando por muito tempo, por exemplo. Se o caminhão chega no horário marcado, é cômodo para ambas as partes.

3. Tipo de caminhão

É fundamental conhecer o local onde será feita a descarga dos produtos ou mercadorias. Isso influencia até no tipo de caminhão que fará a entrega. Sempre é preciso levar em conta se o caminhão precisa ter abertura traseira, lateral ou então se terá restrições de acesso devido a tamanho ou peso.

Ciente das necessidades de descarga, a equipe pode adiantar problemas e agir preventivamente. Sabemos que o tempo é um fator essencial para o sucesso das entregas. E cada minuto importa, ter todas as informações possíveis faz a diferença.

E você? Conhece as necessidades de descarga dos seus clientes?

 

2 respostas
  1. Luciano Ferreira says:

    Quanto ao melhor horário para descarga pode ser perigoso, pois ficar sempre com a preferência do cliente será praticamente inviável os custos.

    Ex. Imagine uma empresa do setor de bebidas sair com uma carga com 50 paradas e cada cliente querer receber em uma hora diferente ou clientes em regiões distantes querem receber no mesmo horário.

    Sei que a janela de atendimento é fundamental para evitar repasses e outros contratempos, mas as janelas devem ser utilizadas com muita cautela.

    Responder
    • Equipe HBSIS
      Equipe HBSIS says:

      É verdade, Luciano! Mas um roteirizador pode ajudar muito nessas decisões. Ter flexibilidade é importante porque alguns clientes têm janelas restritas, outros apenas preferências. Um bom roteirizador levará esses itens em conta de forma fácil para elaborar a rota de entregas.
      Obrigado pelo seu comentário! Continue acompanhando nosso blog.

      Responder

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