monitorar veículos

Como monitorar veículos em um atacadista distribuidor

monitorar veículosAcompanhar onde a equipe de entregas está em tempo real é uma prática cada vez mais comum nas distribuidoras. Mas como monitorar veículos sem prejudicar a produtividade do motorista e das entregas? Para que esse monitoramento não se torne uma inconveniência no dia a dia da frota, é preciso moderação e um bom planejamento.

Se a distribuidora dispõe apenas de telefones celulares, sem nenhum tipo de sistema específico para o trabalho, não dá para cobrar do motorista que entre em contato toda vez que uma entrega for realizada ou tenha de abastecer o veículo, por exemplo. Além de altos custos com ligações telefônicas, essa exigência pode atrapalhar as operações e sobrecarregar o motorista.

No caso de empresas que tenham investido ou pretendem investir em tecnologia, fica mais fácil. O monitoramento mais comum é via rastreadores GPS, em que o veículo pode ser rastreado automaticamente, sem a necessidade de apontamentos da equipe de entrega. Essa ferramenta é muito útil para identificar desvios de rota e roubos de carga.

Um sistema específico para monitorar veículos e o estado das entregas é mais completo ainda. Além de mostrar onde a frota se encontra, permite à equipe de entrega enviar informações preciosas para a central, como ocorrências de entrega, tempo, paradas não programadas e sinalizar devoluções. Sabendo desses fatores em tempo real, o gestor de entrega tem informações para tomada de decisões mais assertivas quando precisa entrar em ação. Em um sistema de gestão de entregas, o motorista consegue, por exemplo, informar os motivos exatos de uma parada, como defeito no veículo, acidente, almoço ou abastecimento.

Essas tecnologias, desde as mais simples até as mais complexas, otimizam a operação e ajudam a diminuir o número de devoluções. Sabendo do ocorrido, a central tem tempo para reverter devoluções de mercadoria, já que pode checar rapidamente informações da entrega e repassá-las com segurança à equipe que está em campo.

Sua distribuidora usa alguma ferramenta para monitorar veículos? Qual? Deixe seu comentário em nosso blog.

Crédito de imagem: Michaelfavor/CC

hb.mdm-como-implantar-soluçao-de-apoio

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *