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Modelos do atacado distribuidor segundo a ABAD

modelos-de-atacado-distribuidorOs diversos modelos do atacado distribuidor que existem no Brasil são classificados de acordo com a maneira como atendem os respectivos clientes. A ABAD (Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores) estabeleceu uma classificação de três modelos principais: atacadista generalista, distribuidor especializado ou exclusivo e agente de serviços. Dentro desses modelos, há subdivisões, que explicaremos abaixo.

Atacadista generalista
Compra e vende produtos de fornecedores da indústria sem vínculo de exclusividade ou de território, como abordamos aqui no blog. O atacadista generalista costuma atender o varejo tradicional, como armazéns, sacolão, mercadinhos de bairro, e outros tipos de estabelecimentos comerciais com produtos variados.

  • Com entrega: venda ao varejo por meio de visitas de vendedores e entrega a mercadoria na loja do cliente varejista.
  • Autosserviço (atacarejo e balcão): o cliente vai até a loja, compra e transporta as compras em veículo próprio. No caso do autosserviço no balcão, o cliente conta com a assistência de um atendente.
  • Com rede de varejo fidelizada: a fidelização é um processo contínuo de conquista da lealdade de clientes. Nesse modelo, o distribuidor preza pela construção e consolidação da carteira de clientes da empresa.

Distribuidor (especializado ou exclusivo)
Diferente do generalista, compra e vende produtos da indústria com vínculo de exclusividade. A venda é realizada por meio de vendedores e entregas no local do varejo. A exclusividade pode ser por:

  • Empresa, Marca ou apenas região geográfica
  • Categoria de produto (higiene, bebidas, limpeza)
  • Canal (hotel, padaria, restaurante)

Agente de serviços
Trabalha em troca de remuneração por comissão sobre o volume de serviço prestado. As áreas em que o agente de serviços atua podem ser:

  • Comercial (broker/RCA): é responsável pela operação comercial e financeira, desempenhando o papel de vendas e cobrança.
  • Operador logístico (centro distribuidor/frota): distribui produtos e realiza movimentação e armazenagem de cargas para a indústria. Por causa dele, a indústria não precisa ter depósitos nos locais do operador logístico.
  • Merchandising (promotores de venda): o promotor desenvolve estratégias e realiza atividades no ponto de venda (PDV) para promover marcas e produtos no varejo. O profisisonal que atua no PDV está sempre buscando maneiras de motivar e influenciar as decisões de compra dos consumidores que estão no local, objetivando a venda.

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