medir o nível de serviço

Por que você deve medir o nível de serviço de um atacadista distribuidor

medir o nível de serviço Oferecer diferenciais e atender bem um cliente são fatores essenciais para se manter competitivo no mercado. É simples: se sua distribuidora não tratar bem o cliente e não oferecer vantagens, certamente seu concorrente o fará. Para isso, o acompanhamento do processo, dos pedidos, entregas e atendimento ao cliente é extremamente necessário. Uma das formas mais eficazes de monitorar o andamento das operações é medir o nível de serviço. Por meio de indicadores de desempenho – tanto da equipe quanto das operações – a empresa consegue obter métricas tangíveis e comparáveis ao longo do tempo.

Esses indicadores criados para a área de processamento de pedidos e atendimento aos clientes, além de serem um método eficaz de gerir uma distribuidora atacadista, podem ser apresentados como parâmetros e acordados com o cliente, como um contrato de SLA.

Saber o percentual de entregas no prazo, por exemplo, é fundamental para um bom relacionamento com o cliente e para desenvolver planos de ação baseados em dados concretos. Cumprir as entregas na data prometida pode não ser tarefa fácil e atrasos são comuns nesse mercado. O que fazer quando isso acontece? No contrato de nível de serviço, pode-se estabelecer um percentual máximo de entregas fora do prazo. Assim, tanto o varejista quanto o distribuidor tem um documento que garante os direitos e deveres de cada um.

Também não basta entregar os pedidos na hora certa, mas com erros. Para isso, a distribuidora pode fixar uma taxa de atendimento do pedido ideal, ou seja, entregas que atendam todas as especificações do pedido. Medir o nível de serviço da sua empresa diferencia seu negócio de todos os outros. Se no contrato com o cliente o atacadista distribuidor apresenta uma taxa de precisão dos pedidos alta e estabelece um acordo que estipula um índice mínimo desse indicador, o varejista se sentirá respaldado e mais confiante em relação a prestação dos serviços.

Qual é a taxa máxima de erros? Quanto pode atrasar e quantas vezes? Como é o procedimento para devoluções? Eficiência documentada é uma excelente propaganda da sua empresa e interessa mais aos varejistas que propagandas. Outra vantagem de medir o nível de serviço e apresentá-lo ao cliente é a justificativa de valores. Se a taxa de eficiência da sua distribuidora é superior a outras, certamente um valor maior não será impedimento para que o varejista escolha a sua e não outra.

Você concorda que medir o nível de serviço de um atacadista distribuidor é essencial para a prosperidade dos negócios? Deixe um comentário.

Crédito de imagem: geralt/CC

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1 responder
  1. Keliton Nunes says:

    Dentro de um processo logístico e essencial ter o indicador de desempenho desde da entrada da mercadoria , manuseio,avaria, reposição dos pickhing, separação, conferência, expedição, entrega e devolução, entre outros, com todas essas informação e possível medir a saúde da operação e atuar nos pontos quer estiver com nível de serviços abaixo do esperado.

    Responder

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