MDF-e na distribuição

4 benefícios do MDF-e na distribuição

MDF-e na distribuiçãoO Manifesto de Documento Fiscal eletrônico (MDF-e) é uma nova forma de emitir documentos fiscais, substituindo arquivos como o Manifesto de Carga modelo 25 e a CL-e (Capa de Lote Eletrônica). O MDF-e surgiu com o objetivo de relacionar toda a documentação que é exigida para uma distribuidora expedir uma carga, pois esses documentos têm destinatários diferentes, dificultando a gestão, o envio e o armazenamento. Além da organização, o manifesto também gera outros benefícios para o setor. Por isso, separamos abaixo quatro melhorias do MDF-e na distribuição.

1. Redução do tempo de fiscalização

Como o processo é eletrônico e todos os documentos são integrados, o tempo de preenchimento dos dados e de acesso às informações é reduzido. Com isso, o procedimento de checagem nos postos de fiscalização de mercadorias se torna mais rápido, reduzindo o tempo que os veículos transportadores precisam permanecer parados. Essa agilidade gerada pelo MDF-e na distribuição é fundamental para que não ocorram atrasos nas entregas.

2. Facilita o relacionamento com clientes

Com o uso do MDF-e na distribuição, a comunicação entre empresas de transportes e seus clientes (embarcadores) também é facilitada. Isso acontece devido à padronização na troca de documentos. Antes, era preciso necessário manter padrões específicos para cada cliente. Como o MDF-e já é feito de forma eletrônica, é possível enviá-lo automaticamente pela própria plataforma ou por outras ferramentas online (webservices, FTP). Vale lembrar que o MDF-e tem validade jurídica, inclusive com certificação digital.

3. Redução de custos com o uso do papel

Essa vantagem não é gerada somente com o uso do MDF-e na distribuição, mas também em outros setores que utilizam documentos eletrônicos. Como os dados estão integrados, é preciso imprimir apenas o Documento Auxiliar do Manifesto Eletrônico de

Documentos Fiscais (DAMDFE), que deve acompanhar o transporte com informações sobre a carga.  Assim, automaticamente haverá redução de custos com a compra de papel, benefício que também é bom para o meio ambiente.

4. Aumento da segurança

Da mesma forma que a redução do uso de papel diminui custos, também aumenta a segurança. Como não é necessário imprimir diversos arquivos, a chance de que eles sejam perdidos cai para quase zero, pois fica tudo informatizado e salvo em um servidor. Além disso, será necessário menos espaço para o armazenamento de todos esses documentos, uma vez que eles ficam disponíveis online, facilitando inclusive a busca e o acesso.

Na sua distribuidora o MDF-e já é uma realidade? Compartilhe conosco os benefícios encontrados com essa tecnologia no campo de comentários

Crédito de imagem: Mark/CC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *