Business Colleagues Working At Desk In Warehouse

Por que a logística precisa ser prioridade na sua empresa?

Business Colleagues Working At Desk In Warehouse

Sabemos que na evolução da história da humanidade, as relações comerciais só avançaram à medida que evoluíram também os sistemas de transporte e comunicação. Dominar todas as técnicas da logística é, portanto, estratégico. Quanto mais simples, rápido, barato e eficaz são as relações de transporte e comunicação, mais as empresas se desenvolvem. Por que então algumas organizações não tratam o setor de logística como prioridade? Não há uma resposta conclusiva para essa questão, mas é fato que a complexidade das operações logísticas é um elemento impeditivo para a verdadeira efetividade. Por outro lado, as empresas que perceberam o grande potencial que há em priorizar a logística dentro de uma empresa descobriram que existe uma série de maneiras de reduzir custos e otimizar processos, especialmente com o uso da tecnologia.

Como otimizar a logística em uma empresa?

A empresa que usa como argumento desconhecer que haja meios tecnológicos para otimizar processos certamente ficará defasada e tende a ser engolida pelo mercado. Em um setor em que cada detalhe importa, é praticamente inimaginável uma empresa que não faz uso de tecnologia para gerenciar logística. Se você ainda tem dúvidas sobre como melhorar esse setor na sua empresa, temos três dicas:

Utilize o transporte intermodal

O mundo é heterogêneo e por isso não há um meio de transporte que seja mais eficiente do que o outro; tudo depende do contexto. É por isso que o transporte irtermodal é uma alternativa cada vez mais usada por empresas que querem aumentar a eficiência das suas entregas. Mas, para que isso dê certo, é preciso associar inteligência e gerenciamento de informações ao processo. Cada movimentação da carga precisa ser monitorada para que imprevistos possam ser evitados ou solucionados, antes de se tornarem grandes problemas. Por isso, invista em tecnologias de rastreamento e gestão da informação, especialmente ao se tratar de logística intermodal.

Gerencie melhor informações

Isso vale não só para o transporte, como já mencionamos, mas também para o armazém e até depois que o produto chega ao cliente. Para saber a fonte de problemas em um momento de crise, é preciso entender as causas. Um erro no momento de separar uma mercadoria, por exemplo, prejudica toda a cadeia e gera prejuízos. Se o problema acontece depois que o produto já chegou ao consumidor, sua empresa também precisa saber.

Cuide do cliente

Pode parecer estranho para alguns, mas a logística também é fator decisivo na fidelização de clientes. Uma encomenda que atrasa, chega errada ou com avarias é motivo suficiente para que o cliente não veja mais a empresa com tão bons olhos. Se não há boa gestão de informação, você jamais saberá disso e perderá o cliente para sempre. Por outro lado, se sua empresa trabalhar para evitar que esses problemas aconteçam ou para solucioná-los com rapidez e empatia, é possível não só criar uma boa impressão, como também tornar um cliente fiel a seus serviços para sempre.

Se você ainda tem dúvidas sobre a importância de priorizar a logística na sua empresa, deixe um comentário para nós!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *