logistica-reversa

Distribuição e logística reversa: como implantar?

logistica-reversaCada vez mais as pessoas têm procurado serviços e empresas com compromisso socioambiental. A logística reversa cumpre exatamente este compromisso, pois recolhe os resíduos gerados pelo produto de determinada empresa e dá o destino correto, inclusive reaproveitando os resíduos na própria indústria. Além de sustentável, a empresa que tem essa prática é vista com bons olhos e cria um relacionamento de cumplicidade com seus clientes. Mas, afinal, como implantar esse sistema?

  • Explique aos seus clientes o que é logística reversa

Para uma empresa que não trabalha com a logística reversa e pretende começar, o primeiro passo é criar uma campanha de conscientização. Vale imprimir avisos nas embalagens, fazer propaganda, acionar a equipe comercial. A estratégia depende do perfil da empresa e do cliente, o que importa é que todos fiquem sabendo.

  • Faça-os trabalhar como parceiros

Se o seu cliente é o consumidor final, peça para que ele reserve um cantinho no quintal, oriente o síndico e o porteiro do prédio sobre a devolução dos materiais para a empresa. Caso seu cliente seja uma loja ou supermercado, por exemplo, faça com que ele engaje seus clientes, participando da campanha e também reservando um lugar no espaço comercial para a devolução dos resíduos.

  • Faça dar certo

De nada adianta todos colaborarem se sua empresa não está preparada para a logística reversa. Para diminuir custos, o ideal é que os caminhões não façam viagens apenas para recolher os resíduos. A ideia é que eles sejam devolvidos junto com a entrega da próxima remessa. Para isso, é preciso que eles estejam limpos e que não contaminem o caminhão ou outros produtos. Esteja certo que que esse processo está de acordo com as normas sanitárias.

Além de clientes fiéis e uma boa imagem diante da sociedade, a logística reversa pode gerar economia. Pode parecer um gasto desnecessário transportar resíduos, mas quando reaproveitados de maneira correta podem diminuir bastante os gastos com embalagens. Vale até repensar o material que sua empresa usa. Garrafas de vidro, por exemplo, tem um tempo de vida útil grande e podem ser reutilizadas várias vezes.
Tem alguma dúvida sobre logística reversa? Escreva para nós.

Crédito da imagem: freestockphotos/cc

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *