logística do e-commerce

Por que o distribuidor também deve pensar na logística do e-commerce

logística do e-commerceAs pressões que impulsionam a integração entre distribuidor e varejo online para otimizarem a logística do e-commerce são basicamente as mesmas do modelo convencional: redução do prazo de reposição, aumento do giro do estoque e entrega da mercadoria com prazos cada vez mais agressivos. Se você acompanha o blog desde o início, certamente não tem mais dúvida que o caminho para o sucesso no mundo da distribuição passa, obrigatoriamente, pelo aprimoramento dos processos logísticos.

A logística do e-commerce exige cada vez mais uma logística integrada e otimizada. O distribuidor deve se preparar para esse novo cenário, em que entregas mais rápidas podem definir se o consumidor irá comprar novamente naquela loja ou não.

O e-commerce traz ainda uma grande diferença sobre o varejo: é obrigatoriamente mais informatizado. O cliente faz o pedido online e, se os sistemas estiverem integrados (do varejista e da distribuidora), a agilidade da entrega é muito maior. Esses sistemas devem levar em consideração a origem do pedido, a localização do armazém, a disponibilidade em estoque entre outros fatores.

Um bom sistema de gestão e gerenciamento de pedidos e entregas contribui também para diminuição na margem de erro. A visualização de pedidos e a situação da entrega em tempo real ajuda a sintonizar e integrar a produção e a demanda apresentada pelo mercado

A vantagem de se pensar uma logística para o e-commerce é que ela, provavelmente, também será eficaz para as lojas físicas. Lembre-se de que a tecnologia é uma grande aliada da logística, mas que é apenas uma ferramenta e não o todo. Se não houver integração entre os sistemas, e principalmente, boa comunicação entre os membros da cadeia, a tecnologia não fará milagres.

Sua distribuidora tem planos diferenciados para logística do e-commerce? Quais são? Compartilhe nos comentários.

Crédito de imagem: geralt/CC

hb.mdm-7-erros-

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *