logística_de-nicho

Logística de nicho: por que especializar-se pode ser um bom negócio

logística_de-nichoCom a popularização do e-commerce, a concorrência entre empresas que vendem e transportam produtos tem aumentado gradativamente. Para destacar-se no mercado, alguma empresas decidiram investir na logística de nicho, ou seja, especializam-se em um tipo de produto ou serviço bem específico com o objetivo de atender melhor os clientes.

Como funciona a logística de nicho?

Já comentamos aqui no blog que trabalhar apenas com um tipo de produto é vantajoso porque o distribuidor consegue ser mais efetivo e confiável no manuseio e entrega da mercadoria. Para entrar na logística de nicho é preciso saber tudo sobre aquele produto e ser conhecido no mercado por ser o melhor no transporte de determinada mercadoria. O armazém e os modais precisam ser os mais adequados e a equipe cuidadosamente treinada. Assim, quem desejar ter a certeza de que o produto será transportado com segurança, com certeza contratará a empresa especializada.

Outra forma de atuar com logística de nicho é entregar produtos onde a maioria das empresas não vai. Um exemplo são os morros e favelas. Empresas como os correios, por exemplo, não entram em diversas comunidades por medo da violência, mas nelas existem consumidores. Ter uma empresa que atenda essa demanda é um nicho bastante interessante. O mesmo serve para lugares como a floresta amazônica ou locais de difícil acesso em geral.

Como começar a trabalhar com logística de nicho?

O primeiro passo é estudar bem o mercado que você deseja atuar. O ideal é que já se tenha algum conhecimento sobre o assunto ou contatos no mercado. Na logística de nicho são os detalhes que fazem a diferença, por isso, antes de começar, tenha a certeza de que será capaz de prestar um serviço diferenciado.

Com o conhecimento consolidado, treine bem as equipes para atuar com a logística de nicho. No caso do transporte de mercadorias em favelas, por exemplo, o ideal é que os funcionários sejam moradores da própria comunidade, para não correrem o risco de serem surpreendidos pela violência e também porque são eles os melhores conhecedores dos caminhos, muitas vezes bastante complicados.

Outro ponto importante é verificar o ROI da operação. Pode acontecer de não valer a pena atuar com logística de nicho em determinado mercado por conta dos custos elevados e o baixo potencial de clientes. Nesse caso, não vale a pena investir neste nicho.
Qual sua opinião sobre a logística de nicho? Conte para nós nos comentários.

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *