logistica de distribuição

Logística de distribuição em larga escala: conheça o CD da Overstock

logistica de distribuiçãoA Overstock é uma empresa americana de varejo online que tem uma variada gama de produtos como artigos para casa, eletrônicos, roupas, bolsas, etc. Imagine como funciona a logística de distribuição de uma empresa assim. Com essa curiosidade, os repórteres da supplychain247 estiveram por lá e conversaram com Patrick Byrne, CEO da Overstok. E mostraram nessa entrevista quais as dificuldades logísticas de se ter uma empresa como essa.

Como você já deve ter deduzido, um armazém com uma variedade tão grande assim, além de gigantesco (mais de 65 mil m²) tem uma logística de distribuição complexa. Segundo o CEO da empresa, há vários tipos de algorítimos para minimizar a necessidade de circulação dos funcionários, mas a intervenção manual ainda é extremamente necessária por causa do dinamismo que há nos produtos que a empresa vende. Ele faz uma comparação com a Amazon, que consegue ter todos os processos da logística de distribuição automatizados porque trabalha com um produto considerado mais durável.

Apesar disso, rapidez e precisão nas entregas é uma prioridade para eles. Byrne garante que a maioria dos pedidos, salvo aqueles que tem alterações feitas pelo cliente no meio do caminho, chegam até o caminhão que fará a entrega em poucas horas. As demais etapas da logística de distribuição vão depender da distância em que está o cliente ou de imprevistos, mas tudo é sempre feito o mais rápido possível.
Pra o CEO da empresa, o negócio de varejo online ainda tem muito o que expandir e o padrão de consumo das pessoas estará cada vez mais voltado para esse comportamento. Byrne cita o site Alibaba, um dos maiores do setor, que vende para o mundo todo. Por lá, com certeza há processos muito mais complexos de logística, mas o CEO da Orvestock não se mostra intimidado. Segundo ele, a empresa montará em breve uma sede no país asiático e irá exportar para o mundo todo.

 

 

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *