logistica-compartilhada

O que é e quais são as vantagens da logística compartilhada?

logistica-compartilhada

logistica-compartilhada

A logística compartilhada baseia-se em conceitos já bastante usados no dia a dia das pessoas. Inspirada em serviços como Uber e Airbnb, ela tem como objetivo unir pessoas com interesses em comum, criando mecanismos de compartilhamento de serviços e aproveitamento de processos. No fim das contas, produtos e serviços tornam-se mais baratos para as empresas e para os consumidores. Apesar de já ter sido validado e estar cada vez mais popular, ainda há certa resistência em relação a esse tipo de relação na logística. As motivações são diversas, entre elas estão: pouco conhecimento sobre o assunto, receio de mudança, medo da falta de controle sobre a operação. Ultrapassadas essas barreiras, certamente a logística compartilhada é uma tendência para o futuro, veja quais são as vantagens:

3 motivos para pensar em logística compartilhada

Optar pela logística compartilhada ainda não é uma prática comum entre as empresas brasileiras, especialmente quando elas já possuem estruturas bem definidas de estoque e transporte. Mas quando se observam as vantagens, é possível perceber que há muito dinheiro desperdiçado em manter grandes estruturas. Organizar maneiras de tornar a logística compartilhada uma realidade pode:

Diminuir custos de armazenamento

Imagine que no armazém de uma determinada empresa exista 30% de espaço ocioso. Enquanto isso, outra empresa necessita de um espaço equivalente. Não seria vantajoso para ambas que se encontrassem e fizessem uma parceria? Para a primeira, o dinheiro do aluguel poderia, por exemplo, ser investido em melhorias no armazém, enquanto a outra poderia economizar o dinheiro que seria investido em um espaço próprio e usar para o crescimento da empresa.

Reduzir custos com transporte

A logística compartilhada serve também para o transporte. Empresas com frota própria muitas vezes voltam de viagens com o caminhão vazio, dobrando os custos logísticos. Encontrar parceiros que desejam embarcar suas mercadorias nesse retorno traz vantagens para ambos. Isso vale também para pequenos lotes que precisam seguir rotas similares. Se as empresas dividem os custos, a viagem torna-se mais barata para todos.

Tornar o serviço mais ágil

Manter uma estrutura própria tem seus benefícios em relação a prioridade e gestão de recursos, mas a logística compartilhada também pode ser vantajosa porque permite que a empresa tenha flexibilidade. Imagine, por exemplo, que sua empresa precise fazer uma entrega saindo de São Paulo até Santa Catarina, mas que todos os caminhões estão empenhados em uma grande encomenda para Minas Gerais. Sem os sistemas colaborativos, a entrega de Santa Catarina precisaria esperar. Já com a logística compartilhada, é possível encontrar um parceiro que tenha um destino parecido e disposto a fazer a entrega o mais breve possível.

Como a logística compartilhada é possível?

Observadas as vantagens, você deve estar se perguntando: mas como a gestão dessas entregas é possível? É fato que a logística compartilhada torna as relações mais complexas, mas não necessariamente menos eficientes. Quando são usados sistemas de gerenciamento remoto, por meio de aplicativos que monitoram eventos como rota, paradas não programadas, engarrafamento, entre outros; é possível ter total controle sobre os pedidos. Como o sistema é personalizado e intuitivo, o motorista pode, por meio do aplicativo instalado no seu smartphone, entrar em contato com a central e comunicar qualquer problema. Dessa forma, ter a logística compartilhada como uma alternativa principal, ou mesmo emergencial, torna-se simples e seguro.

 

Saiba mais sobre o monitoramento de entregas e roteirização de frotas aqui
Ficou interessado nas vantagens da logística compartilhada? Tem alguma dúvida? Escreva para nós!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *