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Lean Six Sigma aplicado à distribuição

lean-six-sigmaLean Manufacturing, também chamado de Sistema Toyota de Produção, é uma filosofia de gestão focada na redução de desperdícios. Six Sigma é um conjunto de práticas originalmente desenvolvidas pela Motorola para melhorar os processos ao eliminar defeitos. Resultado da integração de Lean Manufacturing com Six Sigma, surgiu o Lean Six Sigma, conjunto de técnicas estratégicas para solucionar problemas referentes a processos e produtos que impactam na produtividade de empresas; com o propósito de melhorar o atendimento e serviço oferecido ao cliente.

As diferentes práticas do método podem ser aplicadas para companhias de qualquer porte e setor. Neste post, vamos mostrar a sua aplicação ao ambiente de distribuição.

Como o programa tem um dos focos no cliente, suas técnicas podem ser implementadas em toda a cadeia de distribuição. As empresas que estão ligadas ao cliente por meio de um distribuidor precisam se certificar de que o serviço está sendo bem realizado – a aplicação da metodologia Lean Six Sigma entra, nesse momento, para reduzir erros e corrigir processos.

Para que o programa tenha sucesso, é essencial ter um especialista em Lean Six Sigma para orientar o distribuidor na aplicação da metodologia. Tanto a empresa responsável pela fabricação do produto quanto a distribuidora precisam participar ativamente do processo. Após uma etapa de diagnóstico, serão implantadas técnicas que visam eliminar desperdícios (tirar do produto ou processo aquilo que não é utilizado pelo cliente, por exemplo) e aumentar a produtividade.

No setor de distribuição, um dos procedimentos que podem ser melhorados e que impactam na satisfação do cliente é o tempo do transporte. Para isso, existem algumas medidas que agilizam as etapas anteriores, como o carregamento dos caminhões. No armazém, é importante manter os produtos em locais adequados e de fácil acesso, por exemplo, para que o tempo de locomoção seja o mínimo possível.

O cuidado com erros também está previsto dentro do programa Lean Six Sigma. Para o distribuidor, ter atenção no registro e controle das informações é fundamental para garantir o sucesso da entrega. Analisar e documentar os resultados, etapa final do processo, é outra prática que permite a redução de desperdícios e o aumento da lucratividade das empresas.

Você já aplicou a metodologia Lean Six Sigma no seu centro de distribuição? Conte sua experiência pelos comentários abaixo.

Crédito de Imagem: Unsplash

Inovação para atacadistas distribuidores

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