logistics-748152_1280

Como o layout do armazém pode fazer diferença nos seus serviços?

logistics-748152_1280Ter um bom layout do armazém significa ter as mercadorias dispostas de forma que a utilização do espaço seja a mais eficiente possível. Isso quer dizer que precisa haver eficiência na movimentação das máquinas e operadores para que o manuseio aconteça de forma rápida e sem causar avarias aos produtos.

Escolher o melhor layout do armazém é um planejamento complexo e muito particular. Levando em consideração que cada empresa possui suas particularidades, a regra que serve para uma, pode não servir para a outra. O que não pode acontecer é deixar esse planejamento de lado ou em segundo plano, já que o layout do armazém faz toda a diferença na eficiência da sua empresa. Leve em conta os seguintes pontos:

Categorias

Uma dica é criar vários desenhos de layout possíveis e compará-los. Em geral, os produtos ficam separados por categorias, que podem ser, entre outras:

  •         Giro;
  •         Semelhança;
  •         Tamanho
  •         Compatibilidade

Espaço para circulação

Além dessas características, algo que não pode ser esquecido são os espaços para circulação. As máquinas precisam de espaço suficiente para fornecer acesso ao produto sem ter que manobrar por muito tempo. Usar o espaço de altura útil, verticalizar, pode ser uma boa solução para liberar corredores e aumentar a ocupação.

Local das portas

Outro item que não pode ficar esquecido no planejamento do layout do armazém é o local das portas. De nada adianta criar o desenho ideal se alguma porta ficar bloqueada ou tiver difícil acesso. Elas são prioridade.

Limpeza e Organização

Um armazém organizado precisa estar limpo, ou facilitará o acúmulo de poeira e poderá até mesmo atrair pragas que podem acabar com os produtos. Por isso, o layout deve permitir acesso fácil às equipes de limpeza. Deixe espaço suficiente para que a higienização seja feita de forma eficaz. Acúmulo só gera prejuízo.

Lembre-se sempre que vale mais a pena ter um layout do armazém que funciona do que vários produtos acumulados. Se no planejamento fica impossível deixar uma área suficiente para as máquinas ou limpeza, talvez seja necessário armazenar menos produtos ou ter um armazém maior.

Na sua empresa, o layout do armazém facilita a eficiência nos seus serviços? Conte sua experiência.

Crédito da imagem: iKumpunen/cc

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *