gestão logística no atacadista distribuidor

3 livros para entender gestão logística no atacado distribuidor

gestão logística no atacadista distribuidorTemos falado sobre gestão logística no atacadista distribuidor desde que iniciamos o blog. Já abordamos diversas etapas do processo e demos dicas de como otimizá-las. Neste post, indicaremos três leituras essenciais para gestores envolvidos com  gestão logística no atacado distribuidor. São livros que nossos profissionais consideram importantes para um bom desempenho no setor. As obras recomendadas são:

Logística e Gerenciamento da Cadeia de Distribuição

(Antonio Galvão Novaes)

Essa obra fala da estruturação moderna dos canais de distribuição e como essa estrutura influencia na distribuição física de produtos. O autor revisa as formas e peculiaridades do comércio e discute a evolução nas práticas logísticas, que contribuidram para o conceito de Supply Chain Management (Gerenciamento da Cadeia de Suprimento). Novaes dedica uma parte do livro ao custo e à cadeia de valor na logística de distribuição e à roteirização de veículos. Aborda, ainda, a flexibilização do esquema produtivo e da distribuição para lidar com oscilações de demanda e variações nas taxas de câmbio. No final da obra, fala sobre avaliação, produtividade e benchmarking na logística.

Logística Empresarial: Transportes, Administração de Materiais, Distribuição Física

(Ronald H. Ballou)

Ballou aborda diversos temas ligados à logística nessa obra: distribuição, nível de serviço, manuseio e acondicionamento, controle de estoque, entre outros temas. O livro trata basicamente da administração do fluxo de bens e serviços. Para gestores de distribuidoras o assunto é fundamental, já que boa parte do orçamento operacional de uma organização – transporte, estoque, processamento de pedidos, armazenagem etc – é absorvido pela logística.

Logística empresarial: o processo de integração da cadeia de suprimento

(David J. Closs e Donald J. Bowersox)

Desenvolvimento e fundamentos da logística empresarial são os focos da obra. Os autores prevêem o futuro da logística e sua  influência na competitividade de mercado. Closs e Bowersox também apontam como conseguir um gerenciamento que integre toda a cadeia de suprimento, incluindo estratégias e procedimentos necessários. Os três objetivos principais dos autores com essa obra são: apresentar uma descrição das práticas logísticas, mostrar formas e meios para atingir vantagens competitivas e ajudar o gestor a usar a integração da logística como estratégia de crescimento.

Gostou das nossas sugestões de leitura sobre gestão logística no atacado distribuidor? Se você tem alguma dica de livro sobre o tema, compartilhe com os outros leitores no campo de comentários.

Crédito de imagem: Hermann/CC

hb.mdm-como-implantar-soluçao-de-apoio

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *