gerenciamento de ocorrências

Como o gerenciamento de ocorrências melhora o transporte de cargas

gerenciamento de ocorrênciasQuando o assunto é logística, todos sabem que quanto mais informações internas sobre as entregas o gestor tiver, maior é a tendência de que o processo todo seja um sucesso. Fazer o gerenciamento de ocorrências significa justamente isso: informar em tempo real tudo aquilo que está acontecendo. Com a tecnologia que existe hoje já é possível monitorar veículos e obter informações em tempo real. Com apenas alguns toques o motorista é capaz de comunicar ocorrências tais como: atrasos, paradas não programadas, fiscalizações, acidentes, perdas de carga, etc. Essas informações são importantes porque um acontecimento desses, por menos significativo  que possa parecer, pode comprometer todas as etapas seguintes.

A curto prazo, o maior benefício está na gestão de devoluções. Um dos maiores problemas e que geram mais custos para as empresas são cargas devolvidas por motivos alheios à vontade do distribuidor. Por isso é tão importante saber tudo que está acontecendo durante o processo de entregas. Munido de informações, o gestor pode agir rápido, orientar a equipe que está em campo e impedir que a carga seja rejeitada.

A longo prazo, o gerenciamento de ocorrências serve para corrigir erros recorrentes, por exemplo, um caminhão que sempre apresenta defeitos e atrasa entregas merece uma revisão mais detalhada em uma oficina mecânica ou até mesmo pode ser substituído. Uma estrada que sempre causa problemas nos caminhões por apresentar muitos buracos pode ser evitada. Uma equipe que não rende tão bem quanto as outras pode ser chamada para uma conversa, e assim por diante.

E para quem acha que esse gerenciamento é algo complexo, se engana. Tudo pode ser feito por meio do celular e de um bom sistema de gestão de entregas em tempo real. O GPS/GPRS informa a localização do caminhão e a equipe comunica tudo o que está acontecendo. Com essa atualização de status constante, aumenta não só o sucesso das entregas, mas também a confiança entre gerência e equipe de campo. A consequência é o maior rendimento da empresa e o retorno satisfeito dos clientes.

Crédito de imagem: Mark/cc

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