frota inteligente

3 soluções para criar uma frota inteligente na sua empresa

frota inteligenteFrota inteligente é sinônimo de economia e agilidade nas entregas. Mas o que seria uma frota desse tipo? Depende muito da necessidade de cada empresa, mas acreditamos que, para um atacadista distribuidor, signifique entregas corretas em menor tempo e com o menor custo possível. No post de hoje, separamos três soluções para ajudá-lo a alcançar esse objetivo.

Sistema roteirizador

Se a intenção é reduzir o custo do transporte, um roteirizador é essencial. Esse sistema consegue calcular as melhores rotas – ou seja, mesmo destino em menos tempo e distância – e reduz custos com combustível e manutenção dos veículos. A solução pode, por exemplo, agrupar automaticamente locais de entrega próximos e definir a ordem de cada pedido para que o veículo não precise passar duas vezes pelo mesmo local ou mesmo duas equipes diferentes façam entregas em locais muito próximos.

Gestão de armazéns

Para gerir armazéns, a ferramenta mais indicada é o WMS (Warehouse Management System). Esses sistema é usado para o gerenciamento de estoque, espaço, equipamentos e pessoas. Os principais benefícios são o aumento da produtividade e queda do custo em todos os processos de centros de distribuição. Com a implantação, o atacadista distribuidor é capaz de coletar dados eletronicamente, tendo visibilidade e rastreabilidade de produtos em tempo real. Com a padronização dos processos no centro de distribuição, a comunicação com o varejo também é facilitada.

Rastreamento e acompanhamento da frota

O rastreamento de veículos via GPS/GPSR já está bem difundido no Brasil, embora algumas empresas ainda não tenham aderido ao sistema. Como já falamos aqui no blog, a empresa de materiais de construção Butterfield Lumber reduziu o índice de uso indevido da frota de 48% para 23% após a implantação do sistema. Essa redução prova que bem diferente de uma medida punitiva, o acompanhamento da equipe ensinou os colaboradores a respeitarem as rotas de entrega.

Você tem alguma outra solução para tornar uma frota inteligente? Compartilhe sua sugestão nos comentários.

Crédito de imagem: sarangib/CC

hb.mdm-integrar-equipe

 

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *