fretes_colaborativos

Como funcionam os fretes colaborativos?

fretes_colaborativosO mundo de hoje está cada vez mais colaborativo. Pessoas com objetivos comuns se juntam e conseguem vantagens como descontos em restaurantes, pacotes de viagens etc. Isso também tem acontecido com as entregas, são os chamados fretes colaborativos. Eles podem ser organizados pelas empresas interessadas, de forma independente, ou mesmo ser uma iniciativa da própria distribuidora para diminuir custos e aumentar a eficiência das entregas.

Disseminar a cultura dos fretes colaborativos diminuiria muito casos de ineficiência de algumas entregas. Um estudo feito nos EUA pelo Comitê de Logística do VICS (Voluntary Inter-Industry Commerce Standards), nos Estados Unidos, mostra que os caminhões rodam vazios cerca de 15% a 20% do seu tempo. Infelizmente não há dados desse tipo no Brasil, mas sabe-se que isso também acontece com frequência por aqui. Fretes colaborativos podem ajudar porque otimizam a utilização do espaço no caminhão e pode acontecer, inclusive, de possibilitarem o aproveitamento do espaço na ida e na volta.

Quando optar por fretes colaborativos?

Os fretes colaborativos não são indicados quando as cargas são de naturezas muito diferentes. Cuidados com embalagem, identificação e documentação devem ser redobrados. A pontualidade deve estar presente em todos os tipos de entrega, mas no caso de fretes colaborativos é um item a mais para se ter todo o cuidado possível.

Pra viabilizar fretes colaborativos é praticamente essencial o uso da tecnologia, tanto para encontrar interessados em compartilhar o mesmo modal, quanto para a empresa conseguir organizar-se de forma eficiente. Com muitas entregas no mesmo caminhão, é preciso ter certeza de que aquela é a carga e o local corretos. O uso da tecnologia permite também flexibilizar mais facilmente uma entrega em relação a outra, mudando rotas ou horários, de modo que todos os clientes fiquem satisfeitos.
Sua empresa trabalha com fretes colaborativos? Conte para nós.

Crédito da imagem: pashminu/cc

2 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *