estantes drive-in

O que são estantes drive-in e como elas podem otimizar espaço?

estantes drive-inEstantes drive-in são formadas por uma estrutura metálica que forma um corredor, com carris de apoio para os paletes. Nesse tipo de instalação, existe apenas um corredor de acesso, por onde a carga e a descarga acontecem na ordem inversa, pelo mesmo caminho. Essas estantes ajudam a reduzir a largura dos corredores, permitindo o melhor aproveitamento do espaço do armazém.

Muito usada em câmaras frigoríficas que necessitam aproveitar ao máximo o espaço refrigerado (e de alto custo), o drive-in é ideal para produtos homogêneos com baixa rotação que não exigem seletividade. Além disso, como não existe a superposição direta de cargas como no armazenamento tipo blocado, evita-se o esmagamento acidental de produtos, quedas de paletes empilhados e acidentes.

A desvantagem de estantes drive-in é a redução da velocidade no atendimento da tarefa de armazenagem e movimentação de produtos. Portanto, existe um trade-off entre o aproveitamento do espaço e a agilidade do processo: se é mais importante ter aproveitamento de espaço, as estantes drive-in podem ser uma boa opção, ao custo da agilidade no processo de armazenamento.

Esse sistema de armazenagem, portanto, é uma forma interessante para gerenciar paletes em um espaço compacto, já que a capacidade de armazenagem é bem superior ao convencional. Além disso, o modelo é recomendado se a movimentação de entrada e saída são feitas separadamente.

Ficou com alguma dúvida? Deixe sua pergunta no campo de comentários abaixo

Crédito de imagem: Axisadman/CC

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *