Man with chart business sign web diagram online

Como melhorar a produtividade das equipes nos armazéns

Man with chart business sign web diagram online
Manter colaboradores motivados no trabalho é uma tarefa que exige certo esforço dos gestores. Para que as equipes nos armazéns sejam produtivas, há algumas ações simples, mas eficazes, que podem ser implantadas na cultura da empresa. Separamos três delas para que você comece a repensar o modo de gestão de pessoas dentro do armazém e comece a implantar essa cultura de boas práticas na sua empresa. As três formas de melhorar a produtividade da equipe são:

3 passos para aumentar a produtividade das equipes nos armazéns

Acompanhe os processos

Como gestor, você precisa identificar as fontes de improdutividade em seu armazém. Para isso, reserve uma semana para acompanhar o trabalho executado e o fluxo documental. Só assim, próximo, você será capaz de detectar problemas que a sua equipe vivencia no dia a dia. Você sabe quantas vezes o separador não encontra o item desejado no lugar que deveria estar? Ou quantas vezes alguém é interrompido por outro na execução de algum serviço? Estar em campo observando esses detalhes ajuda o gestor a implementar sugestões feitas das próprias equipes nos armazéns, motivando-os a buscar soluções junto ao gestor. Além de apenas observá-los, converse com eles, perguntando sobre problemas (e trazendo potenciais soluções).

Mantenha a sua equipe motivada

Quando as equipes nos armazéns estão saudáveis e felizes no trabalho tende a ser mais produtiva. Pode parecer meio óbvio, mas às vezes os gestores esquecem disso e não entendem por que a produtividade está baixa. Definir metas desafiadoras, mas realistas, é um começo. Depois disso, ofereça incentivos para que os colaboradores se sintam capazes de melhorar sua performance a aumentar o conhecimento. Para que o trabalho não seja desgastante, procure as melhores soluções ergonômicas, especialmente em operações de picking e de unitização das cargas.

Recompense colaboradores produtivos

Além de investir em treinamento, ofereça recompensas que motivem as equipes nos armazéns a desenvolverem e implementar melhorias. Como dito anteriormente, às vezes os operadores sabem mais do que o gestor, porque estão diariamente em contato com problemas e com a realidade do armazém. Colaboradores que se destacam em velocidade e eficiência na operação de separação de pedidos, por exemplo, podem receber recompensas. Mas atenção: evite recompensas individuais e tente priorizar a equipe como um todo. Não sabe a melhor forma de premiá-los? Pergunte a eles. Outra dica é não se limitar às recompensas financeiras

Viu como melhorar a produtividade das equipes nos armazéns não é tão difícil assim? Se tiver dúvidas ou sugestões, deixe um comentário.

 

7-erros-que-distribuidores-não-podem-cometer

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *