boaspraticas_1

Novo e-book aborda boas práticas para controle de estoque e armazenagem

boaspraticas_1O controle de estoque e armazenagem é essencial para uma distribuidora. Nele, estão envolvidas a parte de movimentação interna e armazenagem dos produtos dentro do armazém (warehousing). Cada vez mais, atacadistas distribuidores têm se dado conta que um controle efetivo dessas operações é essencial para manter competitividade no mercado e reduzir custos. Pensando nisso, a HBSIS lança o primeiro material da série “Boas práticas para atacadistas distribuidores”.

O e-book tem como tema central boas práticas para controle de estoque e armazenagem. Acreditamos que, ao estabelecer um equilíbrio entre compra e venda, é possível reduzir ao máximo as quantidades de produto estocadas, diminuindo a imobilização do capital de giro e os processos. No material, separamos as seguintes dicas para otimizar essa etapa da cadeia de produção:

1. Padronize o processo

2. Treine sua equipe

3. Crie e utilize indicadores de desempenho (KPIs)

4. Aposte na acuracidade do inventário

5. Invista na rastreabilidade do estoque

6. Não esqueça da tecnologia

Gestores sabem que com uma grande quantidade de mercadorias paradas, a margem do lucro diminui e a empresa deve esperar a venda para obter o lucro. Além disso, precisa investir na manutenção desse estoque e prever gastos como obsolescência, prevenção de perdas, seguros e impostos. No pior dos casos, se o estoque for mantido por empréstimos, haverá juros bancários a serem somados na conta total.

Todos esses fatores demandam uma busca pelo equilíbrio entre as quantidades de produtos a serem adquiridos e mantidos, e os custos para mantê-los. Um bom controle de estoque permite que o distribuidor atacadista tenha uma previsão de demanda, facilitando na hora da compra. Desse modo, fica mais fácil gerenciar os processos, perde-se menos tempo, aumenta-se a produtividade e como consequência, o distribuidor tem um ganho enorme em competitividade.

Gostou? Clique no link para baixar o e-book gratuitamente.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *